quinta-feira, 2 de setembro de 2010

OMG News : Juiz se recusa a julgar as acusações contra pregadores cristãos

Um juiz da corte distrital de Michigan, nos EUA, recusou-se a julgar um caso contra quatro pregadores de rua que foram presos em junho depois de participar de conversas com pessoas de um grande festival árabe.

O juiz Marks Somers da 19ª Corte Distrital em Dearborn ouviu os argumentos de duas horas na segunda-feira e disse que precisavam de esclarecimentos sobre algumas questões que foram levantadas antes de decidir se quer ou não deixar cair as acusações contra Negeen Mayel, Dr. Nabeel Qureshi, Paul Rezkalla e David Wood.

O advogado de defesa Robert Muise, consultor sênior do julgamento de Thomas More Law Center (TMLC), argumentou em tribunal que o grupo não fez nada errado e que a sua detenção viola seus direitos constitucionais de liberdade de expressão e de religião.

"Meus clientes não devem ser julgados por exercerem os seus direitos da Primeira Emenda," disse Muise.

De acordo com os pregadores de rua, várias pessoas tinham se empenhado em "civilizadas" conversas com Qureshi na noite de abertura do 15 ª Festival Anual árabe Internacional de Dearborn, que atraiu centenas de milhares de pessoas em todo o país, no Canadá e no Oriente Médio.

"Temos a certeza que as únicas pessoas com quem falamos eram pessoas que primeiro se aproximaram de nós. E foi esta a limitar as acusações de incitação e perturbação," Qureshi observou logo após o incidente de 18 de junho. "Sabíamos que as pessoas têm uma tendência a acusar-nos de sermos perturbadores, incitadores e instigantes. Então, nós queríamos ter certeza de que não fizemos absolutamente nada do tipo."

Apesar das medidas de precauções extra e, eventualmente, a natureza amigável das conversas, os quatro foram acusados por transeuntes de perturbar a paz e, logo depois, detidos pela polícia. Notavelmente, entretanto, apenas um - Qureshi - tinha entrado na conversa. Outros dois - madeira e Rezkalla - teriam apenas gravado o diálogo. O quarto - Mayel 18 anos de idade - também foi gravar, mas o fez de longe.

"Eu tenho 18 anos de idade, eu não tinha nenhum antecedente, e agora eu estou sendo levado para a cadeia por estar segurando uma câmera no Festival de Dearborn", comentou Mayel, que disse que ela estava de pé cerca de 100 metros de distância os outros três.

O Thomas More Law Center, que assumiu o caso, quatro dias após o incidente, alegou que as prisões foram uma "ação de retaliação sobre o vídeo constrangedor das táticas de braço forte usadas no ano passado pelo Festival dos Guardas de Segurança."

"Desta vez, a primeira coisa que os policiais fizeram antes de fazer as detenções foi confiscar as câmeras de vídeo a fim de evitar uma gravação do que realmente estava acontecendo," observou o presidente e procurador chefe da TMLC Richard Thompson.

Os oficiais da cidade de Dearborn, no entanto, afirmam que as prisões foram uma questão de segurança pública como as atividades dos pregadores teriam sido a criação de uma perturbação no festival.

William Debiasi, advogado assistente da cidade de Dearborn, disse que um voluntário do festival se queixou que ele se sentiu ameaçado pelo grupo cristão.

"O comportamento destes indivíduos chamou e incitou uma grande multidão a um ponto onde eles estavam, em violação da cidade das ordenanças da cidade de Dearborn em função da violação da paz e por desobedecerem à ordem legal de um policial, e dos funcionários cidade," disse em um comunicado de imprensa.

"Esta questão não tem nada a ver com a Primeira Emenda dos Direitos, que tem a ver com a segurança pública e as escolhas individuais feitas pelas partes," acrescentou em um comunicado publicado no site da cidade.

Durante a audiência desta segunda-feira, Muise questionou a validade de alguns dos depoimentos das testemunhas, citando três inconsistências, bem como os motivos da polícia.

"O juiz está passando por isso com grande detalhe e observando de perto, e eu aprecio isso," disse o Muise ao Dearborn Free Press depois.

Se o movimento de Muise de rejeitar as acusações é negado, um julgamento será realizado 20 de setembro.

Aos arguidos, todos associados com o Atos 17 Ministérios Apologéticos, a multa pode ir até US $ 500 por cada e até 93 dias na cadeia. Mayel também foi acusado de desobedecer a um policial.

O Atos por Qureshi e Madeira – um ex-muçulmano e um ex-ateu, respectivamente.

Fonte: Christian Post


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails