sábado, 11 de junho de 2011

OMG News: Empresa de anti-virus alerta os internautas apaixonados neste dia dos namorados

Para que empresas e usuários finais não recebam presentes surpresa com ataques de phishing ou malware nesta data, a Symantec apresenta algumas dicas básicas de segurança.

O dia dos namorados, comemorado no próximo domingo, 12 de junho, é mais uma oportunidade para os cibercriminosos atacarem os internautas. E nesta ocasião o foco são os apaixonados. Os hackers aproveitam a data e enviam spams com conteúdos românticos, cartões falsos e presentes virtuais que levam ao ataque. Além disso, os criminosos se aproveitam da onda das redes sociais para disseminar vírus e conteúdos maliciosos via links encurtados.

Cuidado ao abrir um e-mail ou um link em seu dispositivo móvel. Se alguém estranho lhe enviar uma declaração de amor, desconfie e cheque antes de abrir. De acordo com o XVI Relatório Symantec sobre Ameaças à Segurança na Internet, o ataque direcionado aos aparelhos móveis aumentou 42 por cento.

Para que empresas e usuários finais não recebam presentes surpresa com ataques de phishing ou malware nesta data, a Symantec apresenta algumas dicas básicas de segurança:
1. Cuidado ao clicar

Seja cauteloso antes de clicar em links de e-mails, principalmente de remetentes desconhecidos. É aconselhável escrever o endereço que você está enxergando em vez de clicar no link recebido.
2. Nunca responda a spams

Uma resposta informará que o spammer encontrou um endereço ativo, o que só gera mais spam. Além disso, o ato de clicar em links incluídos no spam que prometem removê-lo da lista de distribuição também reafirma que o endereço está ativo e pode receber mais spam. Melhor excluir e-mails suspeitos, sem lê-los.

3. Eduque

É fundamental educar todos os níveis das organizações sobre a importância da proteção da informação e sobre os riscos de segurança existentes; e como mitigá-los.

4. Atenção às Senhas

Tenha certeza que as senhas de colaboradores e senhas pessoais sejam fortes, com mínimo de 8 caracteres que combinam letras e números.

5. Proteja

Certifique-se de usar e manter uma solução de segurança que protege contra spam e vírus. Lembre-se de desligar e remover os serviços e aplicações não necessárias para o funcionamento do seu negócio.

6. Cuide do que você ama

Um estudo da Symantec (“PME’s amam suas informações?”) mostra que 59% das Pequenas e Médias empresas perderam dispositivos móveis, como notebooks e celulares, no último ano; muitos dos quais não tinham senha nem mecanismos para apagar os dados. Fique atento para não colocar em risco os dados de sua empresa ou suas informações pessoais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails