quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Morre no Rio o arquiteto Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em15 de dezembro. A morte dele foi confirmada às 21h55.

Nesta quarta-feira (5), um boletim médico informava que o estado de saúde do arquiteto havia piorado e era considerado grave.

Ainda segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.

O hospital informou também que a piora do quadro clínico do paciente aconteceu após a visita do médico Fernando Gjorup nesta quarta-feira.

Políticos, arquitetos e amigos de Oscar Niemeyer manifestaram pesar pela morte do arquiteto, ocorrida na noite desta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro. Niemeyer tinha 104 anos.

O arquiteto estava internado desde o dia desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde estava sendo submetido a tratamento de hemodiálise e fisioterapia respiratória. Niemeyer era casado com Vera Lúcia Cabreira.

Veja a repercussão:

Flavio Correia, presidente de Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF – “O Niemeyer é um nome que fica na história de Brasília. A história da cidade está ligada ao nome dele, é de uma importância muito grande. Todas as principais obras de Brasília, famosas mundialmente, passaram pelo simples risco dele. O Juscelino acertou em chamá-lo para fazer a parte arquitetônica. Ele deixa um legado muito grande. Um espírito de vida muito forte, muito lúcido até os últimos momentos. É uma tristeza muito grande para Brasília. Amanhã a cidade fica de luto.”

Padre George de Albuquerque Tajara, pároco da Catedral Metropolitana de Brasília – “É com muita tristeza que recebo a notícia. Vamos elevar as orações e as missas em favor de sua alma. É um homem que de fato dedicou toda a sua vida a nossa capital com os seus projetos, em especial pela Catedral, que expressa todo o nosso sentido de fé e de amor a Deus. Ele conseguiu através da arquitetura expressars isso para nossa vida e para a comunidade católica."

Paulo Henrique Paranhos, presidente da seção do Instituto de Arquitetos do Brasil no DF –“Há poucos dias ouvi uma frase que me agradou bastante: Oscar jamais morrerá. Não é nenhum exagero para nós, que somos amantes da arquitetura. Foi um dos grandes homens que fizeram a história que interessa a este país."

Ophir Cavalcanti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) –“O Brasil perde um de seus mais ilustres brasileiros. Niemeyer deixa um exemplo, não só de competência técnica, mas o de pensar o Brasil do futuro ao desenhar Brasília. Nos deixa um legado de luta pela vida e de luta pelos ideais. Sempre foi um comunista e nunca negou sua opção política, inclusive nos momentos em que o Brasil viveu em uma ditadura. Exemplos como esse são um paradigma para toda a sociedade."

Nilson Martorelli, presidente da Novacap –“A Novacap e Brasília estão de luto. Niemeyer foi um homem inigualável, muito à frente do nosso tempo. Ele nos ensinou por meio de seus traços e da sua vitalidade que é possível sonhar, construir e, sobretudo, fazer que um simples traçado se torne realidade. Essa realidade é Brasília, que hoje abriga 2,5 milhões de pessoas. "

Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados –“O Brasil perde mais do um arquiteto de grandes obras. Morre o arquiteto de sonhos. Sonhos que se concretizaram em pura beleza, símbolos que expressam a essência da cultura brasileira."

José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado –“Tive o privilégio de conviver com Oscar Niemeyer. Presidente da República, chamei-o de volta a Brasília, onde recriamos o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e fizemos várias obras. Se a arte brasileira tem seu reconhecimento internacional, é na extraordinária presença que Oscar Niemeyer deixa no mundo inteiro, com o seu gênio e sua capacidade de invenção e de reinvenção a qualquer tempo."


Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails