quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Aborto, você é a favor ou contra. Leia o debate entre dois pastores que tem opiniões diferentes sobre o assunto.

Por: Jr Parise

Os debatedores são:
Pr. Jair Viana (A FAVOR) , Jornalista, Radialista, Teólogo (I.T.Q)
Pr. Altair Pereira da Silva (CONTRA), Bacharel em Teologia, Presidente da Igreja Presbiteriana Renovada de São José do Rio Preto - SP, e Presidente da ADAN (Associação de Amigos dos Necessitados).

O tema de escolhido foi : Aborto, você é contra ou a favor?


POR QUE SOU A FAVOR DO ABORTO - Pr Jair Viana

Sim, vamos abortar o tabu.
Carminha, de 14 anos, sozinha, sai da igreja, numa quinta-feira de inverno. Sua casa fica a seis quadras da igreja. As casas pelo caminho estão fechadas. As famílias se recolhem cedo e agasalham-se com medo do frio.
Carminha segue. De repente, a menina é atacada por dois rapazes que ocupam um carro. Ela é levada para um local afastado e violentada. Doze horas depois, ainda atordoada, Carminha é encontrada e levada ao hospital.
Ela foi estuprada, diz o médico plantonista.Carminha está grávida. Seu físico franzino, sua cabeça de adolescente e seus conceitos religiosos conspiram contra. O médico, com todo o cuidado e paciência, de forma lenta vai informando os pais.
Ele orienta a família, por razões de saúde da menina, a preparar o aborto. O médico explica que Carminha está debilitada física e psicologicamente. Ser mãe agora, diante de tal circunstância não perecia ser a melhor coisa para Carminha. E você, no lugar dos pais dela, o que faria?
Aborto é uma palavra que causa espanto, medo e preconceito. Os que se posicionam contra, sempre alegam que o aborto é um assassinato. Os contrários, quase que em regra geral, abominam a idéia de se permitir o aborto.
De certo modo, eles também abortam algo. Abortam a discussão fria, racional, séria e desprovida de conceitos religiosos. Eles abortam a idéia de um debate livre, sério e acima de tudo voltado para o entendimento.
O tema é polêmico e complexo. Os religiosos não se permitem a uma discussão do ponto de vista social, de saúde pública. Acha? Eles chegam a dizer que aborto é coisa do diabo. Abominável, ou melhor, abortável, tal idéia.
O assunto precisa ser debatido sob a ótica da ciência, do ponto vista social. Ninguém aborta e fica feliz por isso, o assunto e os envolvidos diretamente, em hipótese alguma podem ser tratados religiosamente.
Não vale apelar para a tradição judaica, a lei mosaica e os costumes da época, para reprimir a idéia do aborto.
Aliás, um texto interessante sobre o tema pode ser encontrado em Êxodo 21:22: “Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida,e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes”. Ou seja, mesmo que houvesse o aborto, a pena máxima seria uma multa.
No caso de morte da mulher, porém, a pena era agravada com a morte do causador. O texto dispensa a usual hermenêutica, visto que é claro.
Se houvesse o aborto, o causador seria apenas multado. Ora, a discussão sobre o assunto precisa ser amadurecida na igreja.
As igrejas apontam o pecado e a condenação. Neste caso, o que os pais de Carminha deveriam fazer?
Na igreja, como era esperado, o pai foi orientado sobre o pecado do aborto. O pastor disse que se autorizar o aborto, o pai irá direto para o mármore do inferno.
Sobre as questões sociais que envolvem o tema, o pastor se nega a discutir. Assim como não se discute na igreja o uso de preservativos. Também é proibido falar em aborto, drogas e rock’in roll.
Aqui só discutimos bíblia, diz exaltado, o pastor.Não estamos falando sobre eugenia e nem conceitos malthusianos. Falamos de vida.
Neste contexto, não podemos visar apenas à vida do feto. A vida da gestante, vida consciente, por sinal, precisa ser discutida.
Se não se faz o aborto, a gestante morre ou carrega um trauma pelo resto de seus dias. Ou não temos casos assim?
Há casos em que a gestante não foi estuprada, porém a gravidez, embora desejável, oferece risco de morte para a gestante. Se a gestante é sua filha, qual seria sua conduta?
No caso de Carminha, uma jovem frágil, vítima de uma violência sexual que lhe trouxe a gravidez indesejada, o que fazer? Ela deve seguir em frente e para o resto de sua vida, conviver com a conseqüência de uma violência que sofreu?
Não responda agora, pense, reflita.
A questão do aborto não exige um simples posicionamento, do tipo, contra ou a favor. O assunto requer uma reflexão mais profunda, isenta e livre de nossos pré-conceitos.
Livre de um pensamente meramente religioso.

POR QUE SOU CONTRA O ABORTO - Pr Altair Pereira

O aborto é contra a vida
“Todo o indivíduo tem direito à vida a vida humana é inviolável”
De acordo com a ciência, a vida humana tem início com a fecundação, resultante da união de um espermatozoide masculino com um óvulo feminino. Cada uma das células sexuais transporta metade da informação genética do progenitor, de modo que a célula resultante da fertilização, denominada ovo ou zigoto, recebe toda a informação genética necessária para orientar o desenvolvimento do novo ser humano.

O aborto provocado, independentemente do momento em que é realizado, acarreta sempre a destruição de uma vida humana, a quem é negada a continuação do seu desenvolvimento, impedindo-se o seu nascimento e a expressão do seu potencial como criança e adulto.

Assim, qualquer referendo ou decreto-lei que legitime a morte de um ser humano indefeso, designadamente a despenalização do aborto, é um atentado claro contra a vida humana, e viola os direitos fundamentais do ser humano, expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É CONTRA A MULHER

Qualquer interrupção da gravidez é uma agressão para a saúde física, mental e emocional da mulher. Sabe-se atualmente que qualquer mulher que aborta voluntariamente, mesmo nas melhores condições de assistência médica, tem um risco acrescido de lesões do aparelho genital, infertilidade, abortamentos espontâneos posteriores, prematuridade em gravidezes ulteriores, e muito mais.

Mais difíceis de quantificar, mas não menos importantes, são as conseqüências ao nível da saúde mental, nomeadamente depressão, sentimentos de culpa, sentimentos de perda, abuso de substâncias tóxicas e mesmo suicídio.

Ainda que a maioria dos abortos seja realizada com base no risco para a saúde mental da mulher, não há justificação de natureza psiquiátrica para o aborto. Pelo contrário, coloca as mulheres em risco de sofrerem perturbações psiquiátricas, sem resolver qualquer problema dessa natureza já existente”.

Por outro lado, a despenalização total do aborto, ainda que nas dez primeiras semanas de gravidez, em vez de valorizar a vontade da mãe da criança pode expô-la a pressões por parte de familiares, do pai da criança, da entidade patronal ou mesmo de profissionais de saúde (por um alegado risco de malformações no feto, que muitas vezes não se verifica), no sentido de interromper a gravidez, mesmo contra a sua vontade.

Quanto mais permissiva for a lei, maior é a probabilidade destas situações ocorrentes.

O ABORTO É CONTRA A CRIANÇA

Já no célebre Juramento Hipocrático (IV a. C.), ao qual os médicos têm procurado obedecer ao longo dos séculos, é expressamente referido: “não fornecerei às mulheres meios de impedir a concepção ou o desenvolvimento da criança”.

Condenamos assim, veementemente, a tese de que “as mulheres têm direito ao seu corpo”, na medida em que esse suposto direito colide com princípios que consideramos absolutos, como o direito à vida do nascituro, que apresenta identidade genética própria, distinta dos progenitores.

Nos países que despenalizaram o aborto, os seres humanos correm maior risco de terem uma morte violenta nos primeiros nove meses da sua existência do que em qualquer outro período da sua vida.

O útero materno, que deveria ser o lugar supremo de proteção da vida humana tornou-se assim tragicamente, nas últimas décadas, num dos locais mais perigosos. Além disso, sabe-se que muitas crianças, quando descobrem que a sua mãe fez um aborto, numa outra gravidez, desenvolvem perturbações mentais que podem requerer apoio psicológico ou psiquiátrico.

É CONTRA A CONSCIÊNCIA

A nível individual, é indiscutível a sensação de culpa que a realização de um aborto acarreta, tanto à mulher que a ele recorre como à pessoa que o pratica. Tal fato deve-se à consciência que cada ser humano possui, e que o ajuda na tomada de decisões morais.

Como afirma um provérbio francês, “não há travesseiro mais macio do que uma consciência limpa”.

É CONTRA DEUS

Para além de todas as razões atrás mencionadas, consideramos que o aborto é uma clara violação da vontade de Deus, revelada nas Escrituras Sagradas. O quinto mandamento declara precisamente: “não matarás” (Êxodo 20:13).

Encontramos na Bíblia a revelação inequívoca de que Deus valoriza a vida humana desde a concepção e que está envolvido no processo procriativo, como o que esta no texto seguinte, da autoria do rei David (Salmo 139: 13-16):

Como se verifica nestes textos e outros que poderiam se citados, Deus tem conhecimento de tudo que se verifica com os seres humanos desde o período da concepção, Ele pode fazer o que quer com este ser ainda que esteja em formação e que são usados como argumentos para a realização dos abortos.

Ninguém tem domínio sobre a vida de ninguém a não ser Deus como diz as escrituras Deus da a vida e somente Deus pode interrompe-la.

Aqui você pode dar sua opinião, sugestões, inclusive participar de um debate indicando um tema.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mais uma derrota. Vereadora que tentou reeditar a PLC 122/06 caipira, pressionada, retira o projeto.

Pressionada por vereadores e líderes evangélicos, a vereadora Celi Regina (PT) foi obrigada a retirar o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que pretendia punir com multa e cassação de alvará o estabelecimento onde fosse registrado qualquer discriminação por raça, opção sexual, gênero etc. 

O entendimento de lideranças religiosas, principalmente evangélicos, é que a emenda de Celi poderia impedir a pregação e orientação contra o homossexualismo, o que, de acordo com a interpretação deles, poderia caracterizar, de acordo com a regra da petista, a discriminação. Celi tentou adiar a votação da proposta, mas foi convencida a retirar o projeto, já que a vista seria rejeitada e o projeto derrubado em plenário. 

A vereadora Karina Caroline (PRB), ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, encabeçou o movimento dos evangélicos e católicos contra a proposta. Além de Karina, Carlão dos Santos (SD), Eduardo Piacenti (PPS), Fábio Marcondes (PR), Cesar Gelsi (PSDB) e até Jean Charles (PMDB) se posicionaram contra a proposta.

Jean chegou a comentar que, realmente, o projeto de Celi dava margem a entendimentos contraditórios a respeito da discriminação em cultos e deixaria igrejas sujeitas às sanções da lei. Celi tentou, sem sucesso, convencer seus colegas de que a proposta não atingiria igrejas. Mas acabou desistindo. "Vou pedir a retirada por conta de equívocos no entendimento. Sou cristã. Jamais pensei ou escrevi algo que fosse contra a Bíblia. 

Jamais pensei tal aberração (censura à liberdade religiosa)", afirmou a petista, debaixo do protesto de pelo menos 30 pastores, de diferentes denominações, que acompanhavam a discussão das galerias. Pastores comemoraram a decisão. "A emenda dá a impressão que traz para nós mordaça no sentido de atender a própria comunidade. Tem mão que pede: 'pastor, ora por meu filho, que está se tornando homossexual'. Temos de fazer isso. 

Se houver lei que cria mordaça, que nos impede, como vamos atender a necessidade da população? Sem dizer o princípio bíblico da não conformidade com a homossexualidade", disse o pastor Idekim Cândido de Oliveira Júnior, da Igreja Ministério SOS Vida. "Vai contra a família tradicional. Tenta ferir esse modelo. Papel da igreja está em manter palavra de Deus. Temos de tratar como transtorno espiritual e mental."

Fonte: Diário Web

II Festival Nacional de Cinema Cristão

Por: Polyanna Spínola Dias

Em novembro vai acontecer a II edição do Festival Nacional de Cinema Cristão no Rio de Janeiro. Será no dia 25 de novembro no Teatro Ipanema às 19h. O diretor do Filme de Longa Metragem ganhador da noite participará do Gideon Media Arts Conference and Film Festival em seu próximo festival nos EUA, um dos maiores festivais de cinema cristão do mundo.

O Festival é um evento anual realizado pela Agenda Cultural Brasil na direção da produtora cultural Veronica Brendler e tem como objetivo principal premiar os melhores profissionais em suas categorias, além de informar e também estimulá-los a produzirem obras com mais qualidade para disseminar os valores cristãos e fomentar a cultura brasileira. Ao total serão 16 premiações. Entre os longa metragens serão escolhidos: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz; melhor roteiro; melhor fotografia; melhor direção de arte; melhor figurino; melhor maquiagem; melhor montagem/edição; melhor música e melhor trilha musical. E ainda premiações para melhor curta-metragem; melhor média-metragem; melhor documentário e melhor animação.

PROGRAMAÇÃO:

O Festival será apresentado por 18 profissionais, entre eles: Adriana Tozzi, apresentadora de TV; Alex Passos, diretor da Rede Super de Televisão; Alexandre Dias, cantor; Anderson Nascimento, diretor de jornalismo da TV RIT; Andrea Desiderati, produtora; Claudia Mattos, apresentadora; Eliana Ovalle, jornalista; Isléia Cavalcante, cantora; Julia Peixoto, cantora; Letícia Guerhardt, jornalista; Márcio Santos, radialista; Marquinhos Menezes, pastor e cantor; Dr. Rubens Teixeira, diretor financeiro e administrativo da Transpetro; Sóstenes Cavalcante, pastor e deputado federal; Vlad Aguiar, cineasta; Wellington Junior, produtor e Ygor Siqueira, diretor executivo da Graça Filmes.

Na abertura do evento, a produção promete uma apresentação artística com as cantoras Maria e Thalita, o artista plástico Madruga, bailarinos, palhaços, uma representação de Charlie Chaplin e a participação especial do saxofonista Ângelo Torres.

Já as premiações seguirão um padrão parecido com a I Edição do Festival. Cada categoria será introduzida com a apresentação de esquetes com participação de atores profissionais. De acordo com a escolha da Comissão Julgadora os três melhores de cada categoria terão seus teasers divulgados e então o nome do vencedor de cada uma será anunciado. Na direção de palco estará PC Junior, que é diretor de TV.

Os vencedores, além de prêmios em dinheiro vão receber estatuetas criadas pelo artista Moses Gomes, que também assina a trilha sonora do Festival. 

No hall do Teatro Ipanema vai acontecer também uma exposição de obras de artes de Osvaldo Gaia, Vilmar Madruga,  Monica Pennazzi (artista italiana) e Osvaldo Gaia que também é responsável pelo cenário do Festival.

Também teremos participações musicais com Adriano Gospel Funk, Alexandre Dias, Dilson Ferr.

Bem ao estilo do Oscar com tapete vermelho, ao final do evento será revelado o Melhor Filme de Longa Metragem que participará do Gideon Media Arts Conference and Film Festival nos EUA.

O evento não é aberto ao público. Já confirmaram presença: Megg Santos, colaboradora da novela Império da Rede Globo, a atriz Roberta Foster, foi a personagem "Eva" no Zorra Total da Rede Globo e Ricardo da Faixa Preta de Jesus, Nixon Alves da RioFilme.

Serviço:

Data: 25 de novembro
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema – RJ

Veja a lista dos filmes selecionados pela Comissão Julgadora está em ordem alfabética:

Melhor Filme
Labirintos Internos
Metanóia
Sem Regras

Melhor Direção
Labirintos Internos
Metanóia
Sem Regras

Melhor Ator
Caio Blat - Metanóia
Caique Oliveira - Metanóia
Regis Terencio - Labirintos Internos

Melhor Atriz
Adriana Serrano – Labirintos Internos
EinatFalbel – Metanoia
Sara Barbosa - Sem Regras

Melhor Roteiro
Labirintos Internos
Metanóia
Sem Regras

Melhor Fotografia
Labirintos Internos
Metanóia
Sem Regras

Melhor Direção de Arte
Labirintos Internos
Metanóia
Sem Regras

Melhor Figurino
Labirintos Internos
Metanóia
Sem Regras

Melhor Maquiagem
Labirintos Internos
Metanóia
Sem Regras

Melhor Montagem
Labirintos Internos
Metanóia
Sem Regras

Melhor Musica
Labirintos Internos
Sem Regras

Melhor Trilha
Labirintos Internos
Metanóia
Sem Regras

Melhor Curta
A Crônica da Luz na Terra das Sombras
Iam Chaplin
70 X 7

Melhor Media
Carpe Diem
Nada sobre Voce
Rapunzel

Melhor Documentário
Apóstolo
Marcelo
Uma Esperança

Melhor Animação
Deixa o medo pra lá
Nunca Desista
O sabão de Jesus

Alguns filmes não foram qualificados por não estarem nos critérios citados no Regulamento.

Maiores informações: www.cinemacristao.com.br

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vereadora do PT tenta reviver a PLC 122/06 caipira

Por JR Parise - OMG News

Encerrada as eleições, a vida continua em sua total democracia. Democracia essa que garante a posse de um partido socialista e comunista. Assim, a luta continua meus "camaradas".
No dia da eleição, duas igrejas da Universal e uma da Mundial do Poder de Deus foram fechadas. O motivo é a apreensão de material de campanha de Marcelo Crivella, candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PRB, que é bispo licenciado da IURD. As Universais ficam no bairro de Del Castilho, na zona norte da capital, e na cidade de Duque de Caxias.
Enquanto a segunda, a acusação é que nela estava propaganda negativa contra a candidata Dilma Rousseff. O templo fica em Belford Roxo.
O material apreendido da IURD, nada mais é do que a ficha de inscrição de novos membros que todas as igrejas têm para cadastro. O poder político contra as igrejas é feroz, principalmente se a igreja posiciona-se contra os desmandos políticos, seja municipal, estadual ou federal.
Agora, recebo informações que a câmara de São José do Rio Preto - SP, que coloca para aprovação uma emenda no artigo da Lei Orgânica Municipal que tenta calar as igrejas em relação ao homossexualismo. Pratica em todas as instancias do PT.
Essa emenda é uma forma disfarçada de fazer ressurgir das cinzas a derrotada PLC 122/06 no Congresso Nacional, que visava criminalizar a homofobia. 

PROPOSTA DE EMENDA A LOM Nº 0004/2013
Acresce o Parágrafo Único ao artigo 6º da Lei Orgânica do Município de São José do Rio Preto.
A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, FAZ SABER que, tendo sido aprovada pelo Plenário, promulga a seguinte Emenda à Lei Orgânica do Município:
Art. 1º – O artigo 6º da Lei Orgânica do Município passa a vigorar acrescido, do parágrafo único, com a seguinte redação:
Parágrafo Único – Sofrerão penalidades de multa até a cassação do alvará de funcionamento os estabelecimentos de pessoas físicas ou jurídicas que, no Município, pratiquem ato de discriminação racial, de gênero, por orientação sexual, étnica ou religiosa; em razão de nascimento; de idade; de estado civil; de trabalho rural ou urbano; de filosofia ou convicção política; de deficiência física; imunológica; sensorial ou mental; de cumprimento de pena; cor ou em razão de qualquer particularidade ou condição.
Art. 2º - Esta Emenda à Lei Orgânica do Município entra em vigor na data de sua publicação.
SALA DAS SESSÕES “DEPUTADO BADY BASSITT”
Celi Regina da Cruz - Vereadora – PT

Este artigo acima citado fere a Constituição Federal que diz:
Título II    
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
Capítulo I    
Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos 
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
        IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
        VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
        VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
        IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
O jurista americano Milton Konvitz salienta que não existe como separar o direito à liberdade de religião do direito às outras liberdades, existindo um inter-relacionamento intenso entre todas as liberdades por ele mencionadas (liberdade de ensinamento, de consciência, liberdade de pensamento, de imprensa, de pregação etc.).
Jorge Miranda também relaciona a liberdade religiosa com a liberdade política. São suas palavras: "Sem plena liberdade religiosa, em todas as suas dimensões — compatível, com diversos tipos jurídicos de relações das confissões religiosas com o Estado — não há plena liberdade política. Assim como, em contrapartida, aí, onde falta a liberdade política, a normal expansão da liberdade religiosa fica comprometida ou ameaçada."
Se esta Emenda fere a Constituição Federal, é uma insanidade continuar com a tentativa de aprovação do mesmo.
O alerta esta sendo dado por Paulo Rocha. Ela está na ordem do dia e para ser aprovada nesta terça feira 28/10 as 18 h na Câmara Municipal de Rio Preto. E pede que os pastores da cidade compareçam a sessão para tentar impedir a sua aprovação. 

sábado, 4 de outubro de 2014

Morre o ator Hugo Carvana

Morreu hoje o ator Hugo Carvana, de 77 anos, de câncer. Ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio. Ainda não há informações sobre onde ele sera sepultado. Na semana passada, o artista foi homenageado pelo Festival do Rio, com a exibição do filme "Vai trabalhar, vagabundo", que completou 40 anos. Carvana atuou e dirigiu mais de 90 filmes.

Fonte: Globo.com/Anselmo.com

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

QUEM IRÁ PARA O SEGUNDO TURNO? VOTEM NO SITE!

A enquete está na coluna do lado direito do blog. Vote e aproveite para ler noticias atualizadas. Esta pesquisa foi feita para os nossos leitores e não tem critérios adotados pelas empresas que realizam pesquisas.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Transexual que já fez cirurgia quer voltar a ser homem

"Sempre quis ser uma mulher, mas nenhuma cirurgia irá me dar um corpo feminino de verdade. Sinto que estou vivendo uma mentira", afirmou.

Uma transexual que fez uma operação de mudança de sexo para se tornar uma mulher, decidiu que fará outra operação para voltar a ser um homem. Isso porque concluiu que "ser mulher, é desgastante". As informações são do Daily Mail.

Segundo a publicação, Chelsea Attonley, 30 anos, nasceu menino e sempre gostou de se vestir como uma menina. Ela vive no condado de Derbyshire, na Inglaterra. Em 2008, o jovem Mateus mudou o nome para Chelsea e fez uma cirurgia de mudança de sexo que custou cerca de R$ 39 mil. No entanto, ela mudou de ideia e quer voltar a ser homem.

"Sempre quis ser uma mulher, mas nenhuma cirurgia irá me dar um corpo feminino de verdade. Sinto que estou vivendo uma mentira", afirmou. De acordo com ela, mesmo depois da cirurgia, ninguém a vê como uma mulher e isso a incomoda.

Além disso, Chelsea diz estar cansada de passar maquiagem e colocar saltos altos para tentar ser aceita pela sociedade. Segundo ela, isso a deixa "esgotada". A nova cirurgia de mudança de sexo deve custar cerca de R$ 55 mil. 

Fonte: Terra.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails