terça-feira, 17 de agosto de 2010

OMG News: Vivemos em um país onde a pedofilia é um problema cultural, diz José Bruno em palestra para estudantes da Unorp em Rio Preto

O Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp) recebeu na noite desta quinta-feira (12) o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia no Estado de São Paulo, deputado José Bruno, que palestrou para alunos dos cursos de Psicologia e Direito. Antes da apresentação todos receberam um material de apoio desenvolvido no combate à pedofilia.

Em sua apresentação, o parlamentar compartilhou informações a respeito da pedofilia, definida como parafilia, segundo a Organização Mundial da Saúde e, com base em informações transmitidas por especialistas no assunto durante as reuniões da Comissão, abordou as formas de prevenção e a nova legislação que tipifica o crime de estupro a vulnerável, aborda as sanções e as penalidades pertinentes.

José Bruno falou sobre o mapeamento que vem sendo realizado pela CPI no Estado para detectar as defasagens da rede de proteção à criança e ao adolescente e quais políticas públicas podem ser aplicadas na luta a este crime.

“A CPI tem levantado as deficiências no Estado de São Paulo, as ferramentas existentes e as inexistentes no combate a esse mal”, comentou. “Vivemos em um país onde a pedofilia é um problema cultural. No ensino brasileiro agora se discute sobre sexualidade, sobre pudor e moralismo, mas não se fala sobre pedofilia”, enfatizou o deputado durante sua exposição.

Dados e abordagens

“Em 25% dos casos o pedófilo foi também uma criança molestada na infância”, disse José Bruno ao citar um dos dados que comprova a existência de um ciclo. Outros dados foram transmitidos por ele com base em um estudo realizado pelo Hospital Pérola Byington, localizado na capital paulista, atualmente referência no atendimento a mulheres e no tratamento de vítimas de abuso sexual infantil.

Os estudantes receberam também informações sobre o tratamento adequado às vítimas de abuso, como evitar o preconceito para que a criança de sinta segura e a importância da criança ser ouvida e assistida sem que hajam, por parte do adulto, indícios de dúvida. Outros fatores que devem ser levados em consideração, conforme explicou o parlamentar, são os sinais que podem ser detectados, como a queda no rendimento escolar.

Frutos da CPI

Alguns dos resultados da CPI da Pedofilia foram passados aos estudantes da Unorp, como a criação de Projetos de Lei que defendem a criança. Um deles é da indicação ao Governo do Estado para a criação de delegacias especiais que atendam vítimas de pedofilia. “As delegacias hoje possuem um atendimento e ambiente impróprios para os menores que são vítimas de abuso. É fundamental a implantação de uma delegacia específica”.

Outro projeto fruto da Comissão é a utilização das DDMs (Delegacia da Mulher) como Casa Abrigo de crianças, já que seu ambiente é propício também para esta finalidade. Segundo o deputado “a família tem que estar num lugar onde o Estado a proteja para que ela possa denunciar”.

Ao final da palestra o parlamentar respondeu às dúvidas dos alunos, que lotaram o auditório com capacidade para 300 pessoas.

Adriana Bernardo
Jornalista e Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails