quinta-feira, 16 de abril de 2009

MG News : Agência nos EUA acusa líderes religiosos de fraude financeira contra fiéis

A SEC (Securities and Exchange Commission, a CVM americana) acusou nesta terça-feira, 14 de abril, sete líderes religiosos de uma igreja no bairro de Queens, em Nova York, por orquestrar um esquema de investimento fraudulento contra fiéis.
Segundo a SEC, o grupo fraudou os investidores --via de regra os mais velhos da comunidade-- em mais de US$ 12 milhões. Para enganar os paroquianos, os fraudadores prometiam retorno financeiro acima de 75% anuais para que eles investissem em dois hedge funds --Logos Fund e Donum Fund.
Porém, ao invés de realmente alocar os recursos, eles desviavam o dinheiro para gastos com carros de luxo, joias, roupas, alimentação e viagens ao exterior.
"Fraude por afinidade é um esquema de exploração particularmente cruel para investidores de comunidades restritas.
A SEC tem tomado recentemente medidas contra fraudes que têm atingido membros da comunidade surda, grupos religiosos e de diversos grupos minoritários.
Hoje a ação é especialmente notória, com líderes religiosos enganando seus próprios seguidores e traindo a confiança sincera dada por eles", disse Robert Khuzami, diretor da Divisão de Execuções da SEC, em comunicado.
A denúncia da SEC diz que os fraudadores levantaram mais de US$ 12 milhões junto a cerca de 80 investidores idosos entre janeiro e novembro de 2005.
Os acusados, segundo o órgão regulador, adulteraram o desempenho do Logos Fund, o montante de ativos sob gestão, a identidade e o grau de conhecimento dos gestores do fundo e o nível de supervisão que ele tinha para que os investidores aceitassem aportar recursos.
Eles ainda fraudaram o registro do Donum Fund, dizendo aos investidores que o fundo estava registrado na SEC. Como os gestores dos dois fundos participaram do esquema, eles também serão processados pela agência regulatória.
Caso sejam condenados, todos os envolvidos podem pegar até 20 anos de prisão.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails