sexta-feira, 3 de abril de 2009

MG News : Pastor alemão cria personagens bíblicos com Playmobil e causa polêmica

O pastor Markus Bomhard aprendeu que você não pode simplesmente crucificar um boneco e se safar.
Por mais de dois anos, o clérigo alemão tem montado cenas bíblicas com bonecos Playmobil e tirado fotografias para ilustrar sua versão online da Bíblia.
Mas ele recentemente recebeu sinais de descontentamento da fabricante dos brinquedos.
Os fabricantes dos pequenos bonecos de plástico, Zirndorf-based Geobra Brandstaetter GmbH & Co., acusaram Bomhard de infringir seus direitos de autorais e pediram que ele parasse de customizar os Playmobil e de usar a marca registrada em seu site.
Nesta quinta-feira, 2, no entanto, disseram estar dispostos a trabalhar com ele para encontrar uma maneira que ele possa manter seu site sem que ele viole os direitos da companhia. "Estamos trabalhando juntos para um compromisso", disse a porta-voz a companhia, Gisela Kupiak.
O pastor evangélico primeiro montou as cenas para suas três filhas e depois começou a postar as fotos online. Pouco depois ele postou uma nota do papa Bento XVI que o parabenizava por "facilitar o acesso à escritura de uma maneira divertida.
"A Playmobil não é contra as cenas bíblicas por princípio. A companhia, na realidade, já oferece figuras religiosas como a arca de Noé e Jesus. O problema é a mutilação dos bonecos.
"Nós verificamos uma massiva manipulação das figuras", disse a companhia. "Por exemplo, seus braços foram deformados para que pudessem ser pregados à cruz.
"Bomhard reconhece a manipulação.
Ele também diz que pintou as figuras de Adão e Eva pois a empresa não fabrica bonecos nus.
Playmobil diz que só decidiu tomar uma decisão a respeito do site quando, pensando que a manipulação dos bonecos havia ido longe demais, acreditou que as imagens poderiam incentivar as crianças a fazerem o mesmo.
Em uma declaração enviada pela Playmobil nesta quarta-feira, os advogados da empresa explicaram que são muito tolerantes com a personalização dos bonecos, mas o trabalho realizado pelo pastor extrapola os limites, com amolecimento causado por secador de cabelo e velas para imitar a passagem da crucificação, por exemplo.
O problema, comentaram os advogados, é que aceitar transformações como essas pode ser perigoso, uma vez que os produtos são feitos de plástico inflamável, e para remoldá-los é necessário aquecê-los.
O pastor explicou que recebia mensagens de crianças pedindo mais cenas e sugerindo o que gostariam de ver, e que ele teria apoio inclusive do Papa Bento XVI, para quem o projeto pode trazer crianças e adultos às Escrituras Sagradas, noticiou o site Metro.
O site Klicky-bibel (klicky-bibel.de) teria recebido o prazo de até 6 de abril para fechar. Mas ele não é o único que ilustra a Bíblia com bonequinhos Playmobil.
O site Playmobible (playmobible.com), em inglês, também recria passagens e ensinamentos com o popular brinquedo.
Fonte: Estadão e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails