quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

OMG News: Falta balanço nos Shakes


Bebidas para emagrecer têm proteínas demais e fornecem energia de menos. Podem até substituir um lanche de vez em quando, mas não grandes refeições, como almoço.
Perder peso não é uma tarefa fácil e não existe formula mágica para isso. Testamos os shakes para emagrecer com sabor de chocolate e descobrimos que eles podem ate servir para substituir um lanche, mas não uma grande refeição. Eles não tem equilíbrio nutricional, apresentando excesso de proteínas e baixo aporte de energia. Para usar na dieta, só mesmo com o auxilio de um nutricionista.
Informações erradas na tabela nutricional
Nos rótulos não encontramos muito problema com relação a qualidade de informações. O Diet Shake e o Herbalife não têm data de fabricação, sendo que o segundo também não informa a validade após aberto.Porem, ao checar a veracidade das informações nutricionais, observamos algumas divergências. Por exemplo, todos os produtos dizem ter menos gordura saturada do que tem, também há diferenças nas quantidades de vitaminas e sódio.Percebemos que, muitas vezes, esses erros de informação não acrescentam vantagem aos produtos, podendo a realidade ser ate melhor do que o declarado.

Assim, o que observamos não é o caso de má-fé dos fabricantes. No entanto, como se trata de um produto que objetiva substituir refeições, acreditamos que a precisão e veracidade dos dados na tabela de informação nutricional são fundamentais.
Não oferecem alimentação balanceada.
Ao realizarmos a analise nutricional, descobrimos que esses produtos não oferecem uma alimentação muito adequada, balanceada. Para começar, seu valor energético é muito baixo: de 190 kcal (Herbalife) a 230 kcal (Diet Shake) – já misturado com leite.

Você pode ate achar que isso é positivo, já que para perder peso é preciso consumir menos calorias. Porem, o corpo humano precisa de energia para se manter vivo, desempenhar suas funções e realizar as tarefas do dia a dia. Assim, um consumo abaixo de suas necessidades terá um custo para a saúde e ate mesmo para a sua dieta: pois seu corpo acabara adotando um sistema de “ economia de energia”, passando a gastar menos.

Outro problema é a quantidade de proteínas. O consumo balanceado de proteínas é fundamental para a formação e manutenção dos tecidos do corpo, na síntese de enzimas, etc. mas seu consumo em excesso, a longo prazo, pode acarretar problemas renais e hepáticos e perda de cálcio pelo organismo. Os produtos estão dentro dos limites definidos por lei, mas a PROTESTE não concorda com o que estipula a lei nesse sentido. Os shakes fornecem em media 32% de proteína. Só que, para a PROTESTE, o ideal seria que as proteínas não ultrapassassem 10 a 15% do valor energético total do produto.
Muito carboidrato, pouca gordura e fibras
Uma dieta saudável, mesmo para quem quer emagrecer, deve conter, ainda, carboidratos – de 50 a 60% dos nutrientes da refeição. Porem, três shakes ultrapassam esse valor: Bio Slim, Diet Shake e Diet Way.

O consumo de gorduras também é importante. O corpo precisa dos lipídios para absorver vitaminas e sintetizar hormônios, entre outras funções. Mas a quantidade de gordura presente nos shakes é insignificante.

Já com relação as fibras, para substituir uma grande refeição (como o jantar), os shakes deveriam ter cerca de 10 gramas de fibra por porção. Porem, nenhum deles chega nem perto deste valor. Quanto as vitaminas e minerais, o ponto positivo é que os produtos apresentam ate mais do que o que exige a lei.

Todos esses fatores nutricionais demonstram a importância de se ter o acompanhamento de um especialista para poder usar esses produtos.
Fonte: PROTESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails