sábado, 26 de novembro de 2011

OMG News: Livro aponta danos causados pelas igrejas como responsáveis pelo crescimento do ceticismo


Em pesquisas para seu livro, 10 Answers for Skeptics (10 Respostas para Céticos), o apologista cristão Dr. Alex MCFarland entrevistou diversos céticos e concluiu que a maioria desenvolveu ceticismo por causa de experiências negativas vividas com a religião organizada. “Me compadeço com muitos dos céticos que encontro. Dúvida intelectual é muitas vezes precedida por dor emocional” disse o autor.

“O tipo mais comum de céticos que encontro são pessoas feridas. Muitos foram atingidos pela igreja, religião, ou por outro cristão”, disse McFarland em entrevista ao The Christian Post. Ele acrescentou também que “praticamente todos os céticos que conversou neste livro surgiram de um fundo religioso”.

Em seu livro, o apologista divide os ateus em 10 tipos, entre eles: “O Educado”, que é aquele que tem objeções intelectuais ao cristianismo, “O Tolerante”, que pensa em todas as crenças religiosas como sendo verdadeiras e não aceita conversas sérias sobre a religião, e “O Ferido”, que é alguém que rejeita o cristianismo porque teve uma má experiência com a igreja.

“Circunstâncias pessoais, feridas emocionais, experiências danosas na igreja – para não mencionar ensino público – tudo conspira para levar as pessoas longe da crença em um Deus benevolente, sábio e poderoso” diz McFarland, que é presidente da Southern Evangelical Seminary na Carolina do Norte, ao apontar como uma mistura de laicidade no ensino público e más experiências pessoais, o tem levado muitos a rejeitar a crença cristã.

“A igreja norte-americana, em grande parte, abdicou de seu papel como líder na sala de aula, mídia, Judiciário, mercado, artes e ciências”, completa.

“Evangelismo eficaz para os céticos é provavelmente cerca de 80 por cento relacionamento e 20 por cento evidência persuasiva”, explica McFarland falando sobre a importância da construção de relacionamentos para evangelizar os céticos.

O livro, escrito em parceria com o autor best-seller Dinesh D’Souza é dividido em três seções: A seção I: “Dentro da Mente de um Cético”, dá uma visão geral dos vários tipos de céticos e as experiências de vários apologistas que evangelizam e intelectualmente defendem a fé. Seção II: “Respondendo a céticos”, é dividida em dez capítulos, cada um descrevendo as dez categorias de céticos e mais um capítulo de conclusão. A última seção é um conjunto de apêndices sobre vários temas, inclusive respondendo equívocos comuns sobre o cristianismo e informações sobre as crenças de outras grandes religiões.

10 Respostas para Céticos, que foi lançado em outubro, é um dos diversos livros lançados por McFarland este ano.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails