sábado, 19 de fevereiro de 2011

OMG News: Horário de verão termina hoje, sábado, dia 19

Atrase seu relogio em 1 hora
Termina à zero hora do próximo dia 20 de fevereiro, a 40ª edição do horário de verão, que teve início no dia 17 de outubro de 2010.

Da noite de sábado (19) para domingo (20), as pessoas que moram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde vigora o horário de verão, deverão atrasar seus relógios em 1 hora.

O horário de verão é sempre adotado nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. De outubro a fevereiro, os dias têm maior duração, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo assim o consumo entre18h e 20h, considerado o horário de pico.

Os estados onde vigora o horário de verão são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Desde 2008, o Decreto de nº 6.558 estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão no Brasil. De acordo com o decreto, a mudança sempre ocorrerá no terceiro domingo do mês de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.
Como começou

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte foi reeditada a medida com a mesma duração da primeira versão. Posteriormente, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968 e, nos tempos atuais, a partir de 1985. O período de vigência é bastante variado, mas a média nos últimos 20 anos está em torno de 120 dias de duração.

R7, com informações do Ministério de Minas e Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails