segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

OMG News: Sidney da Fat Family: Médico Fala Sobre a Obesidade que Levou Cantor à Morte, Veja o video

Fat Family
O excesso de peso faz o colesterol e a gordura se acumularem nas artérias

Um dos irmãos cantores da banda Fat Family morreu esta semana aos 46 anos. Sidney Cipriano sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), que o deixou 27 dias em coma. Ele era hipertenso, diabético e pesava 140 kg.

O ritmo inspirado no blues americano, a composição das vozes e o tipo físico dos cantores fizeram da Fat Family um dos maiores sucessos do Brasil no final dos anos 90. Mas o excesso de peso, que contribuiu para a fama, também trouxe problemas.

Dos nove irmãos da família, cinco tiveram que fazer cirurgia de redução do estômago. Os irmãos lembram que Sidney não era muito disciplinado com a saúde.

- Nós não sabemos o dia a dia dele, já que ele saiu do grupo há cinco anos. Mas, das vezes em que ele ia em casa, se a comida já estava pronta ele colocava sal. Se o suco já estava pronto ele colocava açúcar e adoçante.

O endocrinologista Marcio Mancini, que coordena o núcleo de obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que um indivíduo com peso adequado, que controla fatores de risco e mantém controladas a pressão e a glicose, não tem acúmulo de colesterol e gordura na parede arterial. O mesmo não ocorre com uma pessoa obesa, que, assim, pode sofrer um infarto ou até um AVC.

- Um indivíduo com obesidade, principalmente quando presentes esses fatores de risco, ele já tem uma tendência maior de acumular, de uma forma simplista, colesterol e gordura na parede arterial. À medida que isso acontece, a passagem do sangue vai diminuindo e pode atingir um estágio crítico em que ocorre um acidente vascular cerebral.

Mesmo os obesos que já perderam peso precisam ter cuidado, diz o médico.

- Corre o risco por causa das décadas em que o seu organismo ficou exposto aos males que a obesidade causa.

Veja a reportagem do Domingo Espetacular


Com informações R7 / Domingo Espetacular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails