segunda-feira, 5 de março de 2012

OMG News: Fifa tem até junho para cancelar a Copa sem pagar multa


 
Obras do estádio de Belo Horizonte para Copa 2014 (Foto: REUTERS/Washington Alves) 

Com a confusão em torno da organização da Copa do Mundo de 2014, e os desentendimentos entre as lideranças encarregadas dos preparativos, já começaram os murmúrios sobre o possível cancelamento do evento, por parte da Fifa, que tem carta branca para isso até julho deste ano.

O jornalista esportivo Juca Kfouri lembrou em seu comentário na rádio CBN, na última segunda-feira, 5, “que esta é uma hipótese remota, impensável mesmo, jamais acontecida”, mas há a possibilidade por a Fifa poder “desistir de fazer a Copa no Brasil sem ter de pagar um tostão de multa”.

Um dos últimos acontecimentos alarmantes foi o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, chamar Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, de “vagabundo”. A declaração foi após Valcke ter afirmado que o Brasil não estava preparado para os jogos, merecendo um “pontapé no trasseiro”.

“O interlocutor (da Fifa) já está riscado. Esse cara é um vagabundo!”, respondeu Garcia publicamente.

Em resposta, Aldo Rebelo, ministro do Esporte, anunciou que a Fifa deverá substituir seu interlocutor (Valcke), pelo governo não reconhecer a sua capacidade de continuar no cargo e por suas declarações “impróprias, ofensivas e inaceitáveis”.

O assessor Garcia também respondeu sobre o atraso nos preparativos da obra, justificando que “o Brasil não tem o mesmo ritmo dos europeus e que as obras necessárias serão feitas do nosso jeito”.

Na tentativa de finalizar um dos atrasos mais polêmicos, a Lei Geral da Copa (PL 2330/11), que já deveria estar pronta há um ano, a comissão especial se reunirá nesta terça-feira, 6.

O texto já foi aprovado no último dia 28, mas uma segunda aprovação por voto se faz necessária para evitar questionamentos jurídicos. Mesmo assim, novas idéias serão apresentadas para serem acrescidas, ou não, à Lei.

Uma das principais decisões é sobre a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos. Os partidos PPS, pelo PSC e pelo PCdoB querem retirar esta aprovação do texto.

Também está em pauta a previsão de meia-entrada para idosos e a reserva de 300 mil ingressos populares para estudantes e beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Os ingressos populares poderão ser vendidos a 25 dólares, cerca de R$ 43.

A Copa do Mundo será realizada entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails