segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Banda Metal Nobre é destaque no Troféu Promessas, veja a entrevista

Banda Metal Nobre
Indicada nas categorias “Melhor Grupo” e “Melhor DVD”, a banda de rock cristão, Metal Nobre, mostra que, assim como os outros estilos, o rock também tem o seu espaço e que não há barreiras para evangelizar

O rock cristão tem vencido barreiras, sobrevivido a críticas e segue levando o amor e a Palavra de Deus por meio das letras de suas canções e do som “pesado” de suas guitarras. Ao longo dos anos, várias foram as bandas que abriram o caminho para que o rock cristão ganhasse notoriedade e espaço nas rádios e eventos gospel de todo o Brasil. Entre essas, destaque para a banda brasiliense Metal Nobre, que surgiu no cenário da música evangélica nacional no dia 5 de fevereiro de 1997.

A banda é formada por cinco integrantes: JT (vocal), Kenney Gouveia (baixo), Hirion Jr. (teclado), Leonel Valdez (guitarra) e Diego Correa (bateria). Na discografia, constam sete álbuns: “Metal Nobre” (1998), “Revelação” (1999), “Metal Nobre III” (2001), “Nas Mãos do Senhor” (CD e DVD ao vivo / 2002), “Ao teu lado” (2005), “Alta Voltagem” (2008) e o último lançamento “Made in Brazil” (abril de 2012).

A diversidade ministerial faz parte da banda Metal Nobre. Cada integrante pertence a uma igreja. “Eu sou membro da Assembleia de Deus Madureira em Taguatinga (DF), o Hirion é da 1ª Igreja Batista de Brasília, o Leonel é do Caminho da Graça, o Kenney da Batista Filadélfia e o Diego da Aliança Cristã. Essa pluralidade ministerial só enriquece o nosso conteúdo na hora de compor a letra de cada música ou na hora de preparar uma mensagem”, compartilha JT que, além de vocalista, é o fundador da banda, junto ao baixista Kenney.

A história da banda Metal Nobre começou quando os fundadores resolveram juntar uma “galera” para fazer um som diferente. “Queríamos algo novo, que tivesse a nossa cara. Naquela época, fomos convidados para tocar em um show em Brasília e depois vieram outros convites e não paramos mais…”, relembra JT. A partir daí as apresentações foram se estendendo para outros estados e logo depois, em 1998, gravaram o primeiro CD, intitulado “Metal Nobre”.

Sobre a escolha do nome para a banda, JT conta um fato inusitado: “Um dia fomos ensaiar e ficamos cerca de três horas tentando encontrar o nome certo. Um dos nomes sugeridos foi ‘Prax’! Mas não foi aceito. No dia seguinte, o baixista Kenney me ligou às seis da manhã dizendo: ‘Tive um sonho em que nos apresentávamos em um grande show e o pastor Silvério Perez (um dos grandes incentivadores do movimento de rock cristão no Brasil) estava com uma camiseta na qual estava escrito: Metal Nobre. Ele esticava e dizia: Este é o nome: Metal Nobre! Porque vocês são ouro para Deus.’ Após Kenney ter me relatado esse sonho, não tive dúvidas de que esse seria o nome da banda.”

Desde então, a banda Metal Nobre tem levado a Palavra de Deus por onde passa. Prova disso são os vários testemunhos de conversão: “O que mais nos alegra o coração é ver que a Palavra de Deus não volta vazia. Temos visto o crescimento de testemunhos de pessoas que são impactadas nos eventos. Certa vez, em um show, contabilizamos mais de 120 pessoas aceitando a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Isso sim faz valer à pena, esse é nosso combustível, pois fomos chamados para evangelizar. As dificuldades sempre vão existir. Ainda mais se a banda for de um estilo não muito comum na igreja, como o rock. Mas seguimos para o alvo, que é Cristo”, ressalta o vocalista JT.

Essa é a banda Metal Nobre, que tem suas influências musicais em grupos renomados internacionalmente como: Whitecross, REZ, Bride, Petra e Guardian. Em entrevista exclusiva, a banda, indicada nas categorias “Melhor Grupo” e “Melhor DVD” do Troféu Promessas, fala da carreira, das dificuldades em relação ao estilo e ainda do compromisso com a mensagem do evangelho.

Troféu Promessas: Na história do rock cristão, percebemos que as primeiras bandas foram mal recebidas pelas igrejas, pois o rock, além de não ser bem-visto, era associado a mau comportamento. Hoje, a realidade é outra. Com uma mudança de mentalidade, o rock recebe melhor aceitação do público cristão. A que se deve essa mudança?

Metal Nobre: Na verdade, tudo se resume em “metanóia”, palavra grega que quer dizer “mudança de mente”. Os jovens de ontem, são os líderes de hoje e entendem que o que faz a diferença é a vida em Cristo e não a aparência. Creio que está acontecendo um amadurecimento por parte dos evangélicos. As pessoas têm notado que se pode ouvir e curtir uma música “pesada” sem ser “rebelde” ou “alienado”. Algumas pessoas fazem um pré-julgamento devido à expressão “metal”, porém, uma das coisas que nos deixa mais felizes quando acaba algum evento, além das conversões e reconciliações que ali acontecem, é quando alguém se aproxima e nos fala: “Nunca imaginei que Deus pudesse agir por meio do rock! Estou quebrantando(a) e com certeza vocês agora fazem parte das minhas orações.”

Troféu Promessas: Quais fatores foram fundamentais para que o rock cristão alcançasse mais visibilidade hoje?

Metal Nobre: Houve uma profissionalização de um modo geral na música cristã. A tecnologia contribuiu para que a nossa música melhorasse em todos os sentidos, sem deixar a desejar em nada quando comparada a qualidade da boa música secular. O público está mais exigente em relação à qualidade.

Troféu Promessas: Ao longo da carreira, muitas bandas mudam de estilo, adequando-se ao gosto do público. Porém, percebemos que a banda Metal Nobre conserva a essência musical do início da formação. Como isso é possível?

Metal Nobre: Porque fazemos o que realmente gostamos. Na verdade, estamos sempre tentando aperfeiçoar o nosso trabalho, mas sem se preocupar com modismos. Aperfeiçoar não é mudar e sim melhorar sem perder a essência.

Troféu Promessas: Essa essência pode ser percebida no último trabalho que vocês lançaram, o DVD “Made in Brazil” que, inclusive, está concorrendo na categoria “Melhor DVD” do Troféu Promessas. Conte-nos detalhes interessantes que envolveram a produção deste álbum.

Metal Nobre (vocalista JT): Em 2008, tive a ideia louca de gravar um DVD com três baterias ao mesmo tempo. Gravamos quatro shows nas cidades de Taguatinga (DF), Manaus (AM), Aparecida de Goiânia (GO) e São José do Rio Preto (SP). Foi uma das experiências mais maravilhosas pela qual a banda já passou. O show em Brasília foi muito difícil por ter sido o primeiro. Poucos ensaios e músicos convidados tocando conosco. Nós mesmos que contratamos tudo. Da filmagem a estrutura de palco, som e iluminação. Depois desse show, seguimos para Manaus, levando uma equipe para filmar tudo. O terceiro show foi em Aparecida de Goiânia (GO), o quarto em São José do Rio Preto. Todos foram maravilhosos, mas as viagens para Goiânia e São José do Rio Preto foram especiais por terem sido de carro. A galera seguiu em oito carros, levando tudo. De equipamento de filmagem a som de palco. Os problemas foram vários, carros quebrando, carro andando a 40 km por hora para não esquentar. (Risos.) A galera se divertiu muito na estrada. Finalmente terminamos de gravar os shows em setembro e o plano era terminar a edição até novembro para mandar prensar em dezembro, porém, mais uma vez, encontramos dificuldades. A empresa de edição não continuou o trabalho. Mas foi aí que nosso tecladista, Hirion, resolveu aprender a editar tudo para que o trabalho não parasse. Ele ficou dois meses selecionando as imagens, quase que frame por frame. No fim de 2010, um amigo nosso chamado David, que trabalha com edição de imagens, resolveu nos ajudar e entrou na luta. Passamos noites em claro para terminar o trabalho. Confesso que por duas vezes cheguei a pensar em parar tudo e destruir as fitas, pois era muita luta para sair um DVD. Hoje, depois de ver o trabalho terminado e concorrendo a duas categorias no Troféu Promessas, eu digo: VALEU À PENA! Eu nunca poderia imaginar que esse era o plano de Deus para esse trabalho. Foi difícil, foi doloroso, mas era o Senhor quem estava à frente dessa obra. Valeu, Deus!

Troféu Promessas: Como chegaram à escolha do nome “Made in Brazil” para o DVD?

Metal Nobre: A ideia para o nome desse DVD, veio dos shows que fazíamos pelo Brasil. Algo que mostrasse como é um show de rock gospel brasileiro, algo “MADE IN BRAZIL”!

Troféu Promessas: Vocês passaram um bom tempo organizando o material que faria parte do DVD. Como já dito acima, os registros audiovisuais foram feitos em quatro cidades. Qual mensagem a banda quis passar por meio desses registros?

Metal Nobre: Queríamos mostrar como é a vida de um músico na estrada. As dificuldades de uma banda de rock independente e que, apesar das portas fechadas, é possível vencer. Creio que conseguimos o nosso objetivo.

Troféu Promessas: Quais as características que marcam o DVD “Made in Brazil”?

Metal Nobre: O DVD “Made in Brazil” vem mostrar que com fé, garra e força de vontade, podemos chegar onde grandes nomes da música gospel nacional já chegaram e ir além também.

Troféu Promessas: Um dos registros marcantes do DVD foi a execução do medley dos corinhos: “Três Palavrinhas só” e “Gozo eu tenho em Jesus”. Como tiveram essa ideia?

Metal Nobre: Sempre colocamos um corinho em nossos CDs. O primeiro teve Jericó, o segundo Jeová e esse medley veio no terceiro CD. O quarto CD foi ao vivo, o quinto teve a música “Povo Barulhento” e o sexto teve “Exaltar-te-ei”. A escolha desse corinho para o DVD Made in Brazil foi feita pelo fato de ser uma música bem “pra cima” e deu certo. É uma das músicas mais pedidas nos nossos shows.

Troféu Promessas: Aliás, essa é uma especialidade da banda. Durante as ministrações vocês sempre cantam corinhos evangélicos antigos ou canções que já marcaram época no meio gospel. Falem um pouco sobre essa característica da banda.

Metal Nobre: Nossa ideia é não permitir que essas músicas caiam no esquecimento ou que sejam consideradas ultrapassadas. A única coisa que fazemos é dar uma “cara” nova para elas, fazer uma nova roupagem musical, atualizá-las. A juventude tem que saber que existem músicas que marcaram época e que jamais poderão ser esquecidas. Se depender da banda Metal Nobre cada uma delas será resgatada.

Troféu Promessas: O público de vocês é bem interativo e fiel, inclusive, nas redes sociais. A que vocês atribuem esse apoio?

Metal Nobre: Na verdade, somos uma família de roqueiros celestiais. A banda Metal Nobre não teria chegado onde chegou se não fosse esse “bando de loucos” por Jesus que grita, bate a cabeça, mas que também ora e paga o preço pelas vidas sedentas por Deus. Muitas pessoas acham que eles só sabem ir aos shows, mas eles oram, jejuam e amam a Deus incondicionalmente. Tudo que podemos dizer para eles é: VALEU POR TUDO, GALERA LOUCA POR JESUS!

Troféu Promessas: Falem da responsabilidade que a banda tem com o evangelho de Cristo e com a pregação da Palavra de Deus.

Metal Nobre: Entendemos que fomos chamados para evangelizar. Em todos os nossos shows, além de pregarmos a Palavra de Deus, fazemos o apelo para aqueles que querem aceitar a Jesus em suas vidas. Em nosso contrato, consta uma cláusula em que pedimos uma equipe local para recepcionar os novos convertidos. Nosso ministério foi iniciado no coração de Deus e não queremos decepcioná-Lo. Quando recebemos uma ligação ou um e-mail ou até uma mensagem em nosso Facebook, de alguém que diz: “Converti a Cristo em um show de vocês e sigo a Cristo até hoje!” Sentimos o peso da responsabilidade, percebemos o porquê de sermos METAL NOBRE.

Troféu Promessas: Como vocês definem as indicações da banda ao Troféu Promessas?

Metal Nobre: Tudo começou com a iniciativa do nosso tecladista Hirion que foi quem fez a nossa inscrição. Quando soubemos da indicação para concorrer ao Troféu Promessas à “Melhor Grupo” e “Melhor DVD”, quase enlouquecemos de alegria! Pensa comigo: uma banda independente, de rock pesado e com um DVD feito pelos próprios integrantes! Seria possível duvidar que Deus tenha sido o grande Arquiteto da nossa entrada no Troféu Promessas? De maneira alguma! Hoje, mais do que nunca, podemos dizer que somos Metal Nobre NAS MÃOS DO SENHOR.

Troféu Promessas: Como vocês veem o rock cristão sendo representado em uma premiação como esta?

Metal Nobre: O rock cristão está se profissionalizando a cada dia mais, e o reconhecimento está vindo de forma natural. E assim como os outros estilos, tem alcançado o seu espaço. O Troféu Promessas está de parabéns pela iniciativa. Oro a Deus para que as gravadoras sigam esse exemplo de pluralidade musical.

Troféu Promessas: Deixem uma mensagem final sobre o rock cristão a todos os nossos leitores.

Metal Nobre: Gostaríamos de citar parte de uma música nossa: “[...] já é hora de parar com a discriminação [...] e mostrar que no Reino de Deus não há divisão, que mesmo sendo diferentes, podemos ser irmãos”. Valeu, Deus!

Conheça a banda Metal Nobre:
http://www.metalnobre.com.br
http://www.facebook.com/metalnobre
@bandametalnobre

Para contatos:
Allelujah Produções e eventos
17 3033 9595 - 17 8168 9646

Quartel Design – Assessoria
Por Ana Paula Costa | Coronel de Comunicação
E-mail: imprensa@trofeupromessas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails