Por Maria Carolina Caiafa
Ed Davis, chefe da polícia de Boston, confirmou nesta sexta-feira (19) que um dos suspeitos do atentado na Maratona de Boston, na segunda-feira (15), Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, foi morto durante essa última madrugada em uma troca de tiros nas imediações de um shopping na região de Watertown, nos arredores de Boston, no estado Massachusetts, na parte leste dos EUA.
O segundo suspeito, Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, segue foragido, mas é alvo de uma caçada pública, realizada por centenas de policiais, nas cidades de Watertown e de Boston. Os suspeitos são irmãos de origem chechena, que moravam em Cambridge, também na região de Boston.
O rapaz morto é o suspeito do boné preto, óculos de sol e com uma mochila, presente na foto apresentada pelo FBI (Federal Bureau of Investigation). As autoridades acreditam que nessa mochila estava uma das bombas usadas no atentado.
A polícia chegou aos rapazes, após um incidente no famoso campus do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, onde um policial foi encontrado morto em seu carro. Pouco depois, os policiais receberam outras informações sobre um roubo de carro na região.
O motorista teria sido mantido refém por meia hora e solto em um posto. O carro foi então localizado e houve uma perseguição. Nessa busca, a dupla atacou a polícia com explosivos e tiros. Tamerlan Tsarnaev foi baleado, detido e levado ao hospital, onde acabou morrendo. Um outro policial ficou ferido na operação.
Um médico, que não quis se identificar e que teria atendido o rapaz morto no Beth Israel Deaconess Medical Center, disse que o suspeito morreu vítima de múltiplas feridas de tiros e possivelmente também de um estouro de um explosivo.
Em busca do segundo suspeito, a polícia isolou mais de 20 quarteirões. Todo o sistema de transporte da baía de Boston também foi suspenso. As autoridades pedem aos moradores que continuem em suas casas e não atendam às campainhas de casa. Os policiais, federais e locais, fazem uma busca em todas as casas da região.
As televisões dos Estados Unidos transmitem ao vivo o desdobramento da ação dos agentes, que vasculham a área minuciosamente.
O ataque na reta de chegada da maratona deixou 3 mortos e 176 feridos. Uma autoridade federal ouvida pela Reuters disse que a suspeita é que o extremismo islâmico seria a motivação do ataque.
Fonte: The Christian Post
Nenhum comentário:
Postar um comentário