sábado, 5 de fevereiro de 2011

OMG News: Endometriose - dores e infertilidade

Alessandra Schwambach Lira. Engravidou, apesar da endometriose. / Foto: Álbum de família
Letícia Sicsu

A personagem da atriz Camila Pitanga na novela das nove, a Carol, sofre por não poder engravidar. A causa é a mesma de cerca de 6 milhões de mulheres brasileiras: a endometriose. A doença causa muitas dores às mulheres, além da infertilidade.

A endometriose só é diagnosticada a partir de um procedimento cirúrgico e se caracteriza pelo acúmulo de sangue, proveniente da mestruação, na cavidade pélvica da mulher. Segundo o ginecologista João Ricardo Auler, a qualidade de vida da paciente é péssima.

— O sangue acumulado gera uma inflamação, que causa muita dor. A mulher sente cólicas fortíssimas no período menstrual e muitas sentem dores durante a relação sexual, para urinar e no dia a dia — explica o médico, especialista em reprodução.

A dificuldade para engravidar acontece em virtude da inflamação. O médico explica que os espermatozóides não conseguem chegar ao óvulo.

A dentista Alessandra Schwambach Lira, de 39 anos, descobriu que tinha a doença depois de tentar, sem sucesso, engravidar.

— Já tinha feito uma fertilização e não deu certo, provavelmente por causa da doença. Agora, depois da luta, cada momento com a Laïs, é uma alegria - diz a mãe coruja.

Apesar de não existir cura para a endometriose, o uso de pílula anticoncepcional e de remédios que geram uma menopausa química são algumas das soluções para melhorar a vida da mulher.

Saiba como agir em caso de endometriose. Clique aqui

Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails