sábado, 5 de fevereiro de 2011

OMG News: Incrível: Cristãos e Muçulmanos Unidos em Oração pelas Vítimas no Egito.

Dezenas de milhares de egípcios participaram nesta sexta-feira, 4, da oração do meio-dia na Praça Tahrir, com orações compartilhadas por muçulmanos e cristãos em um momento de grande emoção sem precedentes na história recente do Egito.


O ritual dirigido por um imã, foi seguido com grande fervor por manifestantes da oposição que estão chegando maciçamente ao local, epicentro dos protestos contra o regime de Hosni Mubarak.

Em seu sermão, o imã solicitou orações pelos mortos da revolta popular, mais de uma centena até o momento, um pedido que foi seguido com lágrimas por muitos dos participantes do ato.

"Os protestos dos jovens se transformaram em um movimento nacional", afirmou.

O imã também disse que cristãos e muçulmanos estão participando do protesto juntos. Nas orações deste meio-dia, acompanhada por uma imensa maioria de muçulmanos, também se viam cristãos seguindo suas próprias rezas.

"É um momento crucial", afirmou à Agência Efe Adam Molyneuh, um dos manifestantes que se encontravam nesta sexta-feira na Praça Tahrir.

A imagem de tanta gente rezando ao mesmo tempo é frequente em Meca por ocasião das peregrinações anuais, mas não no Egito, onde as orações de meio-dia da sexta-feira, o momento religioso mais importante da semana para o Islã, se limita à intimidade das mesquitas.

A última ocasião na qual milhares de pessoas se reuniram na Praça Tahrir para participar de uma oração em massa foi em janeiro de 1977, quando os egípcios foram convocados pelo então presidente, Anwar al Sadat.

Agora, por outro lado, se uniram de novo para rezar, não convocados pelo atual presidente, mas contra ele, para pedir sua renúncia, em uma revolta popular que explodiu em 25 de janeiro passado.

Fonte: O Galileo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails