Propaganda enganosa é corriqueiro com algumas grandes companhias, principalmente na área de telefonia o que acaba trazendo transtornos de todos os tipos aos clientes. Mas a telefônica é a campeã pela ingerência.
Mesmo tendo sido suspensa as vendas de novas assinaturas do Speedy, serviço de acesso a internet por banda larga em São Paulo em junho de 2009, acatando uma ordem da Anatel por deficiencia na rede que causaram panes de até 24 hs trazendo prejuízos a milhares de consumidores no estado. A Telefônica não realmente não muda.
Veja os danos que esta empresa causa:
1 - PROPAGANDA ENGANOSA (Vende um produto e não sabe se há disponibilidade na rede)
2 - INDUÇÕES PARA A AQUISIÇÃO DE PRODUTOS (chamada de venda casada, você tem mais vantagens adquirindo outros produtos).
3 - LINGUAGEM SUBLIMINAR
4 - CONSTRANGIMENTO
5 - PREJUÍZO
6 - CALUNIA E DIFAMAÇÃO (Alegando falta de pagamento)
O blog Movimento Gospel acompanhou desde o inicio a compra de um produto da Telefônica, mais precisamente o Speedy e veja as coisas absurdas que ocorreram.
A cliente ouviu na propaganda da Telefônica onde a mesma oferece o produto speedy com descontos e informa um numero (0800) para você adquirir o produto.
Bom, aqui começa o calvário do cliente.
Nesse numero de telefone anunciado não vende o produto e que a Sra. Claudia (Nome fictício) deveria ligar para o numero 10315 para poder adquirir o produto desejado.
Depois do atendimento eletrônico de reconhecimento de voz, finalmente uma pessoa atendeu e começou a explicar sobre o produto e induzir a cliente a comprar produtos que ela não necessitava, pois Claudia tem telefone fixo de outra companhia. Por fim, além do custo altíssimo para a habilitação, a Telefônica instala até o poste da residência, ficando a ligação do poste até a residência por conta do cliente. A compra foi feita no dia 09/05/2011 e a linha estava prevista para ser instalada em 5 dias corridos, o speedy em 7 dias e o modem em 20 corridos.
Apenas a linha telefônica foi instalada. Chegou o boleto da habilitação emitida no dia 16/05 e com o vencimento para o dia 24/05.
Claudia no dia 19/05 ligou para a empresa para saber por que o speedy ainda não havia sido instalado e recebeu como resposta que a disponibilidade era para 30 dias corridos.
Inconformada, Claudia ligou para a ANATEL que recebeu a denuncia e deu um prazo de 5 dias úteis para a Telefônica resolver o problema.
No dia 24 a empresa entrou em contato com a cliente dizendo que não havia feito o serviço por falta de pagamento e alegando isso na ANATEL. Bem, se o material chegaria em 7 dias corrido da compra obviamente não haveria tempo hábil para o pagamento, pois o mesmo não havia vencido.
A cliente pagou o boleto no dia do vencimento, mandou o comprovante por e-mail para: tiraduvidas.ant@telefonica.com.br...vamos agora dar uma paradinha neste e-mail para você ver o absurdo que é uma empresa desrespeitar uma pessoa e ainda ofender com mensagens subliminares, sem que as pessoas percebam. Vou mostrar em letras grandes para que você consiga ver:
TIRADUVIDAS.ANT@TELEFONICA.COM.BR
Se você visualizar bem vai perceber que a Telefônica mandou um e-mail para você TIRAR AS SUAS DUVIDAS ANTA. Preste bem a atenção que você vai ver.
Bem, voltando ao assunto. No dia 25/05 Claudia entrou em contato com a empresa para saber se a mesma havia recebido o e-mail... Lembra, aquele da ANT@, então foi alegado que não poderia fazer a ligação do speedy porque o sistema não havia acusado o pagamento. Ué, então para que mandar o comprovante por e-mail? E que depois de 3 dias é que liberaria. Aqui mostra claramente que a empresa vende o que não pode cumprir.
A ANATEL deu um prazo de 5 dias úteis para a Telefônica resolver. Então no dia 27/05 respeitando os 03 dias para o sistema liberar, a cliente ligou para agendar o dia da instalação. Foi informada que a instalação foi programada para o dia 09/06 que é os 30 dias que a empresa pediu na segunda ligação.
Alegando não estar recebendo o produto que comprou, o atendente da empresa tentou enganar Claudia perguntando se queria que ele cancelasse o agendamento alegando que o processo seria outro, dentro do mesmo numero de protocolo, o que não foi aceito pela cliente porque a data a ser considerada é a da compra e não a da abertura de novo procedimento.
Terminando a ligação, foi aberta nova denuncia a ANATEL que dará mais 5 dias úteis para a Telefônica resolver o problema. Veja o prejuízo causado pela empresa aos seus clientes:
HABILITAÇÃO DA LINHA........................R$ 114,25
ELETRICISTA.........................................R$ 70,00
EMPRESA PARA INSTALAÇÃO DO MODEM..R$ 100,00
TOTAL DE............................................R$ 284,25
Esperamos o contato da empresa para a resposta publica.
Blog Movimento Gospel
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