terça-feira, 21 de abril de 2009

MG News : Projeto de lei que regulariza igrejas preocupa moradores em Brasília

A nova lei distrital, que regulariza templos religiosos em todo o Distrito Federal, pode beneficiar até uma igreja que, com autorização, invadiu a área de uma praça cujo terreno está sem registro imobiliário.
A praça já foi bem cuidada. Mas, há dez anos, perdeu espaço para uma igreja construída com autorização da Administração Regional de Taguatinga sobre o antigo campinho de futebol. Em 2004, a igreja avançou sobre um parquinho que há dois anos acabou de ser destruído.
Hoje, a praça está cercada de mato. “Destruíram o parquinho e agora a gente fica aqui sem poder brincar”, reclama Rodrigo Rocha Rodrigues, 6 anos. “Você não pode vir jogar bola com as crianças nem durante o dia, porque elas vão ver adolescentes fumando maconha”, acrescenta a dona de casa Rosana Ribeiro.
O pastor disse que quem destruiu o parquinho foi a administração. “Nós não estamos aqui para demolir nada. A praça está no lugar dela e a igreja está no lugar dela”, afirma Edmilson Campos.
Mas, há mais de quatro anos, a administração informou à polícia da depredação e notificou a igreja a parar de avançar sobre a praça. No projeto de lei aprovado na Câmara, nessa quinta-feira (16), o terreno da praça aparece como uma área sem registro imobiliário, passível de análise para regularização da igreja.
Mesmo assim, os moradores têm documentos que comprovam: a praça foi uma das primeiras do Distrito Federal a ter registro em cartório.
“O projeto abre essa perspectiva para que ela seja regularizada. Só que o nosso objetivo é lutar para que isso não ocorra, já que nós temos o registro da área em cartório”, destaca o líder comunitário Charles Dias.
O administrador reconhece: a igreja não pode continuar na área que por lei é destinada apenas ao lazer.
Lembra que o terreno invadido vai voltar a fazer parte da praça e que o espaço será entregue, novinho, para a comunidade.
“Até o final do ano, todas as igrejas que estão ocupando área indevidamente serão removidas para uma área própria”, garante o administrador de Taguatinga, Gilvando Galdino. O administrador informou ainda que a igreja será transferida para outra área escolhida pela Terracap.
A remoção está previsto na lei que regulariza as igrejas.
Fonte: DF TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails