segunda-feira, 15 de março de 2010

OMG News: “Em Deus nós acreditamos” frase impressa no dólar é constitucional diz tribunal nos EUA


Um tribunal federal da Califórnia decidiu na quinta-feira, por dois votos a um, que as referências a Deus no dólar e no juramento de lealdade à bandeira dos Estados Unidos, recitado em algumas escolas públicas, não constituem um doutrinamento religioso por parte do Estado.
O caso foi levado à justiça por Michael A. Newdow, que considera as referências a Deus no juramento de lealdade e na moeda nacional contrários à Constituição americana.
“O juramento é constitucional”, decidiu a corte a respeito da promessa solene que fazem todas as manhãs à bandeira os alunos de escolas públicas e que inclui a frase “One nation under God” (“Uma nação sob Deus”).
A referência foi adicionada ao juramento em 1954 pelo presidente Dwight Eisenhower.
Em relação ao dólar, a frase “In God we trust” (“Em Deus nós acreditamos”) está impressa em todas as moedas e cédulas americanas.
“O juramento serve para unir a nossa vasta nação com a recitação orgulhosa de alguns dos ideais sobre os quais se fundou nossa república e pelos quais continuamos lutando”, afirmaram os dois juízes que decidiram contra a ação.

Fonte: AFP / Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails