De modo geral, 27% dos entrevistados têm uma opinião positiva a respeito desta fusão contra 12% que têm opinião negativa, segundo pesquisa da Ibope Inteligência
São Paulo - A fusão entre as companhias aéreas TAM e LAN Chile - operação que criou a holding LATAM - não é conhecida por 75% da população brasileira, segundo pesquisa do Ibope Inteligência. As pessoas que tomaram conhecimento (23%) pertencem às classes mais altas, têm mais de 40 anos, vivem em grandes cidades e em regiões mais desenvolvidas, segundo o instituto de pesquisas.
A pesquisa constatou que, de um modo geral, 27% dos entrevistados têm uma opinião positiva a respeito desta fusão - e 12% têm opinião negativa. Entre os 25% que sabiam da fusão, 51% tem uma opinião positiva e 22% negativa - o restante é indiferente (14%), não sabe (13%) ou não respondeu (1%). Já entre os que foram informados da fusão no momento da pesquisa, 21% tiveram uma opinião positiva, 9% negativa, 15% foram indiferentes, 54% não sabiam e 1% não respondeu.
Para 43% dos entrevistados, essa foi uma fusão natural no mundo dos negócios, sendo que 41% acreditam ser positiva para o país - na medida em que a fusão incentiva a competitividade da indústria nacional - e 40% afirmam ser também positiva para a América Latina. Entre os que declararam ter conhecimento da fusão, estes índices sobem para 68%, 61% e 64%.
Entre os entrevistados, 27% afirmam que o governo não deveria permitir uma fusão como esta. A pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência entre 24 e 26 de agosto com 2.506 brasileiros em 171 municípios.
A união da TAM com a LAN não forma o tipo de empresa que costuma ser ignorada. São mais de 115 destinos em 23 países, uma frota de 220 aeronaves - sendo 200 já pedidas - e 40.000 funcionários. Em 2009, as empresas transportaram cerca de 45 milhões de passageiros e 832.000 toneladas de carga.
De Beatriz Olivon, de EXAME.com
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