quinta-feira, 16 de setembro de 2010

OMG News: Mobilização nas redes sociais promove revogação de lei que permite crueldade contra animais no RS

Por: Alexandre Costa

Após extraordinária manifestação de internautas, deputado solicita revogação da lei que permite que animais sejam torturados e sacrificados indiscriminadamente durante cerimônias religiosas no Rio Grande do Sul.

O vice-líder do PSDB na Câmara, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), solicitou à governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB-RS), que revogue a Lei 12.131/2004 que altera o Código Estadual de Proteção aos Animais do Rio Grande do Sul. Em ofício enviado ao gabinete da governadora, Tripoli argumentou que a proposição do deputado Edson Portilho, sancionada em 2004, afronta o bem-estar animal, pois permite que ocorram maus-tratos em rituais e cerimônias religiosas.
“É uma proposta malfadada, uma atrocidade. Nossa manifestação é contrária, pois a lei permite que os animais sejam torturados e sacrificados indiscriminadamente durante cerimônias religiosas”, atentou. No documento, o parlamentar paulista também ressaltou que, se houver necessidade, entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal com a finalidade de suprir a lei.
A ação do deputado veio na hora certa, e acredito que foi motivada por milhares de pessoas que se uniram para repugnar a lei. Quando vi a ”nota” que mencionava a atrocidade contra os animais no site da Anda (Agência de Notícias de Direitos Animais), resolvi transformá-la na matéria principal do meu blog.
Fiquei indignado com tamanha crueldade. Mesmo que para fins de cultos religiosos, é uma prática absurda de ser aceita. Depois de publicada, divulguei durante todo o dia no meu twitter, no Orkut, sites agregadores e em outros blogs. Com isso mobilizamos milhares de colaboradores que utilizaram a rede para denunciar. Várias pessoas retuitavam e criavam hashtags de denúncia e repugnação contra esta prática e contra o político autor da Lei. A mensagem foi reeditada, ganhando inúmeros apelos que se multiplicaram vertiginosamente na rede. No final do dia, o nome do deputado autor da infeliz façanha estava no topo do Trending Topics Brasil do Twitter, que mostra quais são os assuntos mais comentados do dia.
Acredito que a mobilização de milhares de blogueiros, twitteiros e internautas de um modo geral, foi fundamental para disseminar a notícia e ao mesmo tempo, resgatar a opinião da sociedade que na sua maioria ficou indignada com a lei. A matéria publicada em meu Blog e retuitada milhares de vezes foi apenas uma contribuição de uma grande manifestação promovida por internautas de todo o país. As redes sociais tem um poder que ainda não conhecemos e não sabemos realmente como utilizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails