quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ateus são 3º maior grupo no mundo em pesquisa religiosa

Por Luana Santiago

Foi revelado esta semana, dados que identificam os maiores grupos religiosos espalhados pelos países, sendo o grupo dos que se declaram ateus, agnósticos ou sem religião o terceiro maior do ranking.

Ficando atrás somente dos que se declaram cristãos e muçulmanos, os ateus, agnósticos ou não-filiados a alguma religião formam 16,3% da população mundial, percentual superior ao de hindus, 15%, budistas (7,1%), seguidores de religiões étnicas ou folclóricas (5,9%) e judeus (0,2%).

O relatório revelou que na média, 8 em cada 10 habitantes do planeta se declaram religiosos, ficando em primeiro lugar os cristãos com o total, 31,5% da população mundial. Em seguida vêm os muçulmanos (sunitas e xiitas), com 23,2% do total.

No Brasil, 7,9% dizem não ter religião ou não acreditar em divindade, 2,8% se declaram pertencer a religiões étnicas, como o candomblé, outros grupos, como judeus e muçulmanos, são menos de 1%. O Cristianismo dispara na frente com 88,9% da população se declarando cristãos.

As conclusões do estudo não diferenciam as diversas divisões dentro de cada grupo – católicos e protestantes, por exemplo, estão agrupados como cristãos.

Este é o primeiro relatório elaborado neste sentido publicado pelo Panorama Global da Religião (Global Religious Landcaspe) e por este motivo não é possível, ainda, traçar tendências de crescimento ou declínio.

O relatório foi feito com dados de quase todo o planeta e organizado pelo Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública, parte da organização independente Centro de Pesquisas Pew, em Washington.

Distribuição

Em países comunistas ou ex-comunistas, onde tradicionalmente a religião não é bem aceita¸ como na China e Cuba, estão a maior parte dos que se declaram ateus, agnósticos ou sem religião. Na China, 52,2% estão nesse grupo. Em Cuba, 23%.

Por sua vez, os muçulmanos estão em sua maioria concentrados na Ásia, no Oriente Médio e na África. No entanto, o grande percentual de muçulmanos na Europa chama a atenção dos estudiosos.

Em países europeus, os seguidores do Islã já são 43,5 milhões, equivalente quase à população da Espanha (de 47 milhões). No Brasil são 40 mil.

O Uruguai foi considerado o país menos religioso da América Latina, com 40,7% da população dizendo não pertencer a nenhuma denominação. Os hindus estão quase todos concentrados na Índia.

Majoritários em Israel, os judeus formam 75,6% da população e somam 5.610 milhões de pessoas. O número é menor que o da população judaica americana, de 5,690 milhões. No Brasil, são 110 mil judeus.

A pesquisa revelou que o Cristianismo ainda é a religião com maior capilaridade no mundo.

Fonte: The Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails