quarta-feira, 13 de outubro de 2010

OMG News: Chile resgata todos os 33 operários que ficaram soterrados em mina

Foto: Reprodução Globonews

Operação sem precedentes na história da mineração durou quase 23 horas.
Trabalhadores foram içados em cápsula, após 69 dias em refúgio.

Do G1, com agências internacionais

Após quase 23 horas de trabalho, o Chile concluiu o resgate de todos os 33 mineiros que estavam confinados desde 5 de agosto numa mina de cobre em Copiapó, no norte do país, a uma profundidade de quase 700 metros. A operação de resgate, sem precedentes na história da mineração, foi concluída sem incidentes.

A operação foi iniciada às 23h18 da terça-feira (12), com a descida ao refúgio do socorrista Manuel González Pavez, terminou às 21h55 desta quarta (13), com a saída de Luis Urzúa Iribarren, de 54 anos, último mineiro resgatado. Com a chegada da cápsula à superfície, uma sirene tocou por alguns segundos e foi feito um anúncio formal de que todos haviam sido resgatados e estavam em perfeitas condições.

A cada mineiro que chegava à superfície, a equipe de resgate e familiares comemoravam muito, e os mineiros, sempre emocionados, passavam por uma bateria de exames médicos.

A previsão inicial era de que a operação pudesse durar até 48 horas, mas o prazo foi revisto e o presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou que terminaria ainda nesta quarta. O processo de descida e subida da cápsula de resgate, programado para durar cerca de uma hora por mineiro, levou menos de 30 minutos no final do dia.

Um a um, os resgatados foram atendidos por médicos que avaliaram as condições gerais de saúde. Pelo menos 22 deles já foram transferidos de helicóptero ao hospital da cidade de Copiapó. A maioria estava com a saúde perfeita, e apenas um precisou ser internado por apresentar um quadro de pneumonia aguda.

As quase 24 horas de resgate foram amrcadas por muitos momentos emocionantes e curiosos. O segundo mineiro a ser resgatado, o eletricista Mario Sepúlvera, distribuiu pedras ao presidente Piñera e ao ministro da Mineração, Laurence Golborne. O 21º, o enfermeiro Yonni Barrios Rojas, foi recebido por sua amante, após uma disputa de triângulo amoroso com sua esposa. O ex-jogador de futebol Franklin Lobos recebeu de presente uma bola ao ser retirado, tentou fazer embaixadinhas, mas se atrapalhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails