sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OMG News : Pastores discutem novo calvinismo

Três pastores reformados recentemente sentaram juntos nos Estados Unidos para conversar sobre o Novo Calvinismo que esteve varrendo a nova geração de Cristãos.

É um movimento para jovens fiéis voltarem às raízes - ou seja, a Escritura e a soberania de Deus.

"Você tem uma geração de Cristãos que cresceram em uma cultura predominantemente secular e não são parte de uma cultura de Igreja," disse o Dr. Albert Mohler, presidente do Seminário Teológico Batista do Sul, em uma discussão informal realizado por The Gospel Coalition.

"Eles estão percebendo que alguma coisa tem de explicar como chegaram à fé no Senhor Jesus Cristo. Eles têm uma determinação absoluta, pode-se dizer, para deixar claro que o seu primeiro princípio é a soberania de Deus, não a soberania de si mesmo."

O reverendo Kevin DeYoung, pastor sênior da Igreja University Reformed em East Lansing, Michigan, acredita que parte do apelo do Novo Calvinismo é que "tem algum músculo para isso" e é "robusto em doutrina."

Há um sentido renovado de que "a soberania de Deus é bíblica e extraordinariamente importante, que Deus nos ama antes que o amássemos, que Ele é o único que faz o trabalho decisivo para a nossa salvação," disse o jovem pastor.

Nos últimos anos, os pastores têm ponderado o aumento do interesse na teologia reformada - que inclui a manutenção da autoridade da Escritura, a soberania de Deus e a soberania da graça - com alguns propondo que se está saindo de uma inquietação e insatisfação com o evangelicalismo contemporâneo.

"Cansado de Igrejas que buscam entreter mais do que ensinar, sentindo falta depois da carne verdadeira da Palavra, estes jovens estão buscando doutrina e estão se tornando rapidamente novos Calvinistas," afirma uma postagem no blog popular cristão Internet Monk.

Mohler foi identificado como um dos teólogos evangélicos contribuindo para o ressurgimento. Outros incluem o teólogo batista John Piper, CJ Mahaney das Igrejas da Sovereign Grace, e Mark Driscoll, Igreja Mars Hill.

"A novidade é que você tem gente nova em um novo tempo que estão redescobrindo os mesmos tipos de instintos teológicos e impulsos que levaram à Reforma e os encontra nas mesmas fontes - a Escritura," explicou Mohler.

E o desejo por respostas carnais a perguntas como "como a graça de Deus vem a mim" emergem" de jovens que tentam nadar contra a maré do secularismo," disse o conhecido evangélico.

O teólogo reformado Ligon Duncan explica o fenômeno desta maneira, "Eu acho que as antigas tradições confessionais abandonam sua fidelidade a algumas das grandes verdades que todos os protestantes têm valorizado porque nós os encontramos nas Escrituras, e os vemos no âmago do que a vida cristã e ministério são aproximadamente, você tem uma nova geração de pessoas que estão vasculhando a nossa lixeiras e dizendo 'isso é ótimo, porque nunca ninguém me falou sobre isso?'"

Enquanto os jovens redescobrem as verdades bíblicas, DeYoung considera que pode "realmente revigorar evangélicos."

Enquanto isso, para Mohler, o rótulo - se é o Novo Calvinismo - não importa.

Tudo se resume às Escrituras e "estar comprometido com o Evangelho, querendo ver a alegrar as nações em nome de Cristo, e querendo ver Igrejas evangélicas construídas e comprometidas," indicou Mohler.

"Se você vai mergulhar profundamente as Escrituras, se você vai ter que explicar por que as Escrituras têm essa autoridade ... [e] como isso se deu certo na vida, francamente, eu não ligo para como você rotula isso, você vai acabar em um bom lugar."

Globalmente, as três teólogos estão animados.

"Eu acho que é uma coisa maravilhosa e puramente boa que esta nova geração esteja profundamente bíblica, profundamente apaixonada, profundamente convicta, cada vez mais confessional e pronto para fazer algo grande para o nome do Senhor Jesus Cristo," disse Mohler.

Fonte: Creio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails