quinta-feira, 17 de setembro de 2009

OMG News : Lei impede Justiça francesa de dissolver Igreja da Cientologia

Mudanças de legislação ocorridas em 12 de maio passado permitem que a Igreja da Cientologia continue atuando na França mesmo se condenada por fraude, informou nesta segunda-feira a missão interministerial encarregada de fiscalizar organizações de caráter sectário no país.

Recentemente, um promotor pediu a um tribunal de Paris a dissolução da unidade francesa da instituição, acusada de fraude por ex-integrantes que afirmam ter doado enormes somas por aulas espirituais e "pacotes de purificação". A unidade da Igreja da Cientologia da França nega as acusações de fraude.

Com o parecer desta segunda-feira, porém, mesmo que o tribunal concorde com o promotor, não poderá dissolver a igreja.

A brecha na legislação foi descoberta pela Missão Interministerial de Vigilância e Luta contra Desvios Sectários (Miviludes, na sigla em francês). Georges Fenech, diretor do órgão, pediu que o poder legal de dissolução seja restaurado. "Perante organizações de natureza sectária, que representam um perigo real à ordem pública e à saúde pública, a lei precisa sempre ter medidas desse tipo à disposição", disse em comunicado.

Fundada em 1954 pelo escritor americano Ron Hubbard, a Igreja da Cientologia tem registro de religião nos Estados Unidos, onde conta com os atores John Travolta e Tom Cruise como fiéis. Na França, a instituição não tem proteção legal e é considerada uma seita.

Sua doutrina está baseada na "dianética", ciência que permitiria alcançar a felicidade pela purificação dos elementos mentais negativos. A igreja afirma ter 12 milhões de seguidores, sendo 45 mil na França.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails