sábado, 15 de janeiro de 2011

OMG News: Homofobia Volta à Tona: No BBB, Transexual Beija Rapaz e Coloca Globo na Mira da Polêmica

Ariadna e Diogo
Beijo entre transexual e rapaz no BBB levanta a questão sobre implicações legais

Logo no início de cada edição do reality show "Big Brother Brasil", um dos assuntos mais comentados é a formação dos primeiros casais dentro da casa. Nesta 11ª temporada da atração não foi diferente. Mas desta vez uma informação sobre o passado de uma das participantes pode esquentar ainda mais a discussão. Na noite de quarta, o clima de paquera tomou conta de Ariadna e Diogo, que até trocaram um selinho.

A questão é que Ariadna fez a cirurgia de mudança de sexo há dois anos na Tailândia. Apesar de ter mudado seus documentos para o nome feminino e, sob o ponto de vista da Justiça, ser uma mulher, sua relação com Diogo pode ser alvo de preconceito dentro e fora da casa.

Além disso, o fato de nenhum dos participantes saber desse detalhe da vida da participante pode gerar reações inesperadas dos confinados. "Depende do que consta do contrato assinado por eles com a emissora, mas essa situação dá brecha para que Diogo questione judicialmente a Globo sobre a omissão de fato relevante da vida de Ariadna aos outros participantes, caso seja alvo de chacota e preconceito por ter se envolvido com ela", diz Adriana Galvão, presidente do Comitê da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados de São Paulo.

Por outro lado, a advogada faz questão de frisar que a mudança de sexo é algo que faz parte da vida íntima de Ariadna e, por isso, fica a critério dela falar sobre isso com os outros participantes. "Ela não é obrigada a andar com uma placa no pescoço que informe as pessoas sobre seu passado."

Diante dessa polêmica, a advogada acredita que essa situação pode revelar como as pessoas lidam com a diversidade sexual. "Isso pode mostrar até que ponto as pessoas são homofóbicas ou não."

Até o fechamento desta edição, a emissora não atendeu ao pedido de esclarecimento sobre ter ou não contrato assinado pelos participantes do "BBB 11" que inclui alguma cláusula relacionada a danos morais que exima a emissora de qualquer responsabilidade sobre as consequências de eventuais problemas de preconceito que os participantes venham sofrer

Juiz defende que situação é criada para gerar controvérsia

Para o juiz Guilherme Madeira Dezem, especializado em casos de mudança de identidade entre transexuais, a omissão por parte da emissora sobre a transexualidade de Ariadna é mais um artifício do programa para gerar controvérsias entre os participantes. "Seria complicado se a própria Globo revelasse isso, mas o motivo é para criar polêmica."

O juiz esclarece ainda que o fato de Ariadna revelar ou não o fato de ter feito a cirurgia de mudança de sexo cabe somente à sua decisão, já que se trata de uma informação sobre sua intimidade. "Costumo comparar isso com a questão da religião. Ninguém sai por aí perguntando qual é a religião de cada um antes de se relacionar."

Para a advogada Adriana Galvão e presidente do comitê de diversidade sexual e combate à homofobia da Ordem dos Advogados de São Paulo, atos como esse podem detonar comportamentos homofóbicos.

--

Mariana Zylberkan

Diário SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails