sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

OMG News: Silas Malafaia Responde à Polêmica Sobre Eliane Brum

Por Ana Araújo

O pastor Silas Malafaia (Foto), da Igreja Vitória em Cristo, concedeu uma entrevista ao jornal norte-americano New York Times, durante a qual usou um termo “inapropriado”, chamando a jornalista Eliane Brum de "vagabunda". A polêmica que causou acabou ofuscando os elogios que recebeu do jornal, como ele mesmo lamentou.

A situação começou quando Eliane Brum escreveu um artigo sobre a intolerância dos evangélicos com pessoas de outras religiões ou ateus, publicada pela Revista época, no último dia 14, com o título “A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico”.

Termos usados por ela como “disputa cada vez mais agressiva por féis”, e a ironização com o nome das igrejas e ações como da Sarah Sheeva que, segundo ela, “passou a pastorear mulheres virgens – ou com vontade de voltar a ser – em busca de príncipes encantados”, desencadeou várias ações de reprovação por parte dos religiosos.

Falando sobre este assunto na entrevista, Malafaia referiu-se à jornalista com a palavra “tramp” (vagabunda, em português), e foi considerado “agressivo” em seu discurso publicado pelo NYTimes.

Insatisfeito com a repercussão negativa de sua imagem, o líder religioso publicou em sua página pessoal no Facebook que lamenta ter usado o termo, mas que não teve a intenção de ferir a honra da jornalista.

“Há uma semana concedi por três horas uma longa entrevista para o jornal The New York Times. [...] Na verdade, mencionei a palavra “vagabunda” para qualificar o caráter do artigo escrito por ela. De forma nenhuma me referi ao caráter da jornalista,” escreveu.

Segundo ele, após o mal entendido, ele enviou um e-mail à Eliane pedindo desculpas. “Afinal, errar é totalmente humano, e nunca deixei de reconhecer meus erros por vaidade pessoal. Quando erro, costumo pedir desculpas”.

“é lamentável que, após uma entrevista que rendeu quase uma página no The New York Times, algo raríssimo de acontecer com um brasileiro, a mídia se focou apenas em uma palavra. é só isso que se pode aproveitar dessa reportagem?” lamentou.

Em 24 horas, mais de 300 pessoas “curtiram” a resposta, além de ter sido compartilhada por 35 seguidores da página social do pastor e de mais de 95 pessoas terem respondido.

Entre as respostas, a maioria conrcorda que o uso do termo foi um erro e também lamenta a mudança de foco que se deu por causa disso.

O pastor Ivete Bertolazzi postou: “ lamentável que o foco da entrevista tenha sido apenas numa palavra mal colocada”.

Já outros urgem que os Cristãos usem termos que não sejam agressivos. Marcio Andrade, por exemplo, respondeu “acho que como Cristãos devemos usar termos menos agressivos pois só assim evitamos esse tipo de maldade nas interpretações.”

Houve também manifestações mais ríspidas e contra a atitude de Malafaia, como postou Jayme Dannu Pinheiro Rabelo: “como chamar alguém ou seu trabalho de "vagabundo" sem querer ofender a honra? Se alguém afirma que todo seu trabalho de evangelização + TV é vagabundo, certamente está tentando ofender a sua honra.. pq com vc seria diferente?”

Até o momento, Eliane Brum ainda não publicou nenhuma resposta sobre o caso, e ainda não foi divulgado se ela respondeu ao pedido de desculpas de Silas.

Fonte: The Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails