sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pastor casamenteiro se acha meio Sto.Antonio e elogia Chico Xavier


Por Lays Carvalho

Jonas Rezende de 77 anos é pastor há mais de 40 anos na Igreja Presbiteriana e se tornou uma febre no meio das noivas do Rio de Janeiro. Jonas trabalha com a “Celebrantes”, primeira agência do ramo no Brasil e se tornou o religioso mais requisitado para realizar casamentos pois mudou a forma de como estes eram feitos há 30 anos no Rio, afirma o dono da agência e pastor Renato Gonçalves.
Renato ainda acrescenta que Jonas começou a trazer elementos novos com informalidade, citando MPB, poesia, rompendo o espaço do sagrado e ficando conhecido por muitos anos como o pastor dos judeus por realizar casamentos de famílias judaicas. "Ele conseguiu unir elementos de tradições muito diferentes, mas harmonizando”, lembra.
Casamento não é a única celebraçao que Jonas realiza “Fiquei muito casamenteiro, mas também fiz muitos batismos, 15 anos. O casamento ficou mais forte. Sou quase um Santo Antônio. Gostei muito de conhecer o Renato, achei que tinha bons interesses, vontade de fazer uma coisa nova. Isso (a agência) não significa um bombardeio à fé por ser comercial”.
O pastor também é conhecido por ter participado de inúmeros programas na TV Educativa, além dos 28 livros que publicou e claro, por ser pai da atriz Lídia Brondi .Jonas está casado pela quarta vez e é pai de seis filhos. Ele afirma não ter ideia de quantos casamentos realizou. “Não tenho uma estatística. Mas também não me interesso muito por números. Com certeza foram muitos”.
Segundo o pastor o crescimento do número de cerimônias feitas por ele é pelo fato de a igreja católica proibir casamentos fora da igreja. Ele tem uma postura que poderia ser considerada liberal, pois é conhecido por ser pioneiro nas celebrações ecumênicas e, por isso, é especialmente querido na comunidade judaica. “Com os judeus eu fazia o possível para ser elástico. Punha uma túnica sem identificação de fé, de nada, não falava nomes cristãos para não embaraçar e, como a Bíblia tem o Velho Testamento, que é comum aos judeus, usava esses textos”, comenta.
o pastor, que não poupa elogios a Chico Xavier afirma que hoje em dia o espiritismo é muito respeitado, tem uma palavra que deve ser ouvida, “Depois dos filmes sobre Chico Xavier o povo tomou consciência de que aquilo não era uma brincadeira. Era uma pessoa séria, com uma folha de serviços enorme e com algumas demonstrações de desenvoltura em certos setores que o sacerdote comum não tem penetração”, Jonas revela que gostaria de ter dado mais atenção ao espiritismo. 
 “Isso não significa não ter princípios. É não ter a pretensão de ser o dono da verdade, respeitar os que são de um lado diferente porque eles também estão lutando como nós pela implantação de um mundo melhor e mais coerente para os nossos filhos”, encerra o pastor dando uma dica às próximas gerações de celebrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails