terça-feira, 9 de novembro de 2010

OMG News: A fé cristã e os ídolos dos adolescentes

Como ficar firme na fé quando ídolos dos adolescentes, que professam a fé cristã, como Justin Bieber (foto), fazem escolhas erradas e dão mau testemunho?

Estrelas da Disney e os ídolos de jovens não foram tímidos em falar de sua fé. O cantor popular Justin Bieber foi a última celebridade jovem a professar o Cristianismo e um relacionamento com Jesus.

Mas com muitas dessas estrelas, tendo uma queda em público ou fazendo algumas escolhas erradas, os adolescentes e pré-adolescentes precisam ser guardados de modo a não seguirem os passos da sua celebridade favorita.

Para que os jovens que admiram e idolatram as estrelas fiquem ancorados em sua fé, Bob Waliszewski, diretor de mídia e cultura para a Focus on the Family, diz que os pastores jovens e os pais têm de trabalhar juntos para ensinar seus filhos como serem santos.

"Eu acho que é muito importante para a santidade, ser ensinado novamente entre os jovens," comentou ele ao The Christian Post. "É queda de desaprovação. O pêndulo oscilou um pouco longe demais, hoje a graça é muito barata. O arrepender-se e viver uma vida santa não são salientados o suficiente como deveria ser."

Ainda assim, Waliszewski apontou que os jovens devem estar cientes de que cada um tem suas quedas, especialmente em Hollywood.

"Eu acho que é importante que os pais ensinem aos filhos que qualquer ser humano é apenas isso, um ser humano," frisou. "Há até mesmo líderes cristãos que caíram muito, publicamente. Quando se trata de Cristãos na mídia, é ainda mais difícil de viver a sua fé. Para os jovens na mídia serem capazes de colocar o pé no chão, é realmente difícil."

A estrela popular da Disney Demi Lovato, que se identificou como cristã, verificou um centro de tratamento no início desta semana. Ela deixou uma turnê internacional com The Jonas Brothers para buscar ajuda por "problemas emocionais e físicos."

Lovato, 18, é mais f amoso por sua imagem saudável como Sonny Munroe em "Sonny with a Chance," no Disney Channel. Um porta-voz disse que sua busca de tratamento não tem nada a ver com abuso de substâncias e notou que a jovem atriz e cantora lutava com transtornos alimentares.

Outro ídolo de jovens Miley Cyrus (foto ao lado), conhecida por seu papel no filme da Disney "Hannah Montana," foi aberta sobre sua fé. Em 2009, a cantora disse em "A Rachel Ray Show" que ela nunca esteve mais perto do Senhor depois que o encontrou. "Ele realmente me fez ler a Bíblia. Ele me fez realmente ler as histórias da Bíblia - e não os versos pequenos e rápidos - que não só me ajudam, mas te mostram como ajudar outras pessoas," disse ela.

Mas Cyrus, que foi criada como cristã, tem atraído muita polêmica ao longo dos anos ao que ela cresceu fora de sua imagem da Disney. Ela chamou a atenção em 2008 - quando tinha 15 anos - depois que sua exposição semi-nua na revista Vanity Fair e também mais tarde em 2009 por sua performance de dança de cano no Teen Choice Awards. Os vídeos das músicas mais novas também foram considerados pelos pais como muito atrevidos. Cyrus, que tem agora 17 anos, teria sido vista mais recentemente em Madrid, Espanha, consumindo álcool. A idade legal para consumo de álcool em Espanha é de 18 anos.

Para alguns adolescentes, tal comportamento em Hollywood não é nada surpreendente.

O analista de cultura pop e autor cristão de Connie Neal liderou um grupo de jovens de estudo da Bíblia esta semana e pediu a sua colaboração em ídolos de adolescentes. Eles disseram que esperam que qualquer ídolo de adolescente se torne corrupto e o vê como previsível. Eles também apontaram que qualquer Cristão comprometido não deve ter um ídolo diante de Deus e que a pessoa a idolatrar a outra pessoa tem a certeza de se decepcionar. "Duh!" Disseram à Neal.

Neal notou que algumas coisas são apenas uma parte do crescimento, mas acrescentou que os jovens que têm influências certas em torno deles são menos propensos a cairem na mania de idolatria adolescente.

"Cada geração de adolescentes teve suas estrelas e os ídolos que são seguidos. Eu me lembro quando algumas das meninas no meu grupo de jovens no início dos anos 80 se vestiam como Madonna, durante sua fase "Desesperadamente Procurando Susana," disse ela. "O grau em que isso acontece envolve a quantidade de exposição à mídia, que os pais devem ter algo a dizer para orientar, mas também quão seguro o adolescente está a tornar-se dentro de si. Um adolescente que tem vindo a descobrir seus próprios talentos e que se sente competente e admirado por alguma habilidade ou habilidade que tenha desenvolvido, ou que esteja seguro em família e um grupo de pares positivos são bem menos suscetíveis a se tornarem ‘loucos’ - com o perdão do trocadilho - pelo ídolo adolescente mais recente."

O grupo de estudo da Bíblia de adolescentes de Neal destacou que é responsabilidade de cada indivíduo manter suas crenças religiosas. Eles citaram Tiago 1:27: "A religião que Deus nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: ... manter-se isento da corrupção do mundo."

Fonte: Christian Post / Movimento Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails