sexta-feira, 20 de abril de 2012

Telefone celular começa a ser usado como cartão de crédito

Uma etiqueta adesiva é a responsável pela comunicação
Uma etiqueta adesiva é a responsável pela comunicação com o banco, que aprova a compra e efetua o pagamento

Os clientes do banco britânico Barclays já não precisam mais procurar por moedas ou notas de dinheiro quando quiserem comprar algo nas lojas, graças a um novo serviço que permite que a pessoa utilize apenas o celular para pagar despesas de até 15 libras (R$ 45).

Os defensores da tecnologia, chamada de PayTag, já defendem que, em cinco anos, não existirá mais pagamentos com cartão de crédito tradicionais e você só precisará sair de casa com o celular em mãos.

A tecnologia é bem simples: uma etiqueta adesiva (três vezes menor do que um cartão de crédito) é colada no celular. Para fazer o pagamento, tudo o que a pessoa precisa fazer é aproximar o celular do produto e o chip acoplado à etiqueta vai se encarregar de ler a mensagem, comunicar ao banco e confirmar a compra. Tudo sem que o usuário precise se quer digitar uma senha.

E para espantar desconfianças, o banco garante que o sistema é extremamente protegido contra fraudes e já está despertando atenção de outros bancos. Um número crescente de varejistas também já estão aceitando a nova forma de pagamento, entre eles o McDonalds e a rede de supermercados Tesco. A empresa prevê que até o final de 2012 o PayTag será aceito em mais de 150 mil estabelecimentos no Reino Unido.

Um sistema semelhante é utilizado no Japão desde 2004 e funciona muito bem. Agora, a expectativa é que uma vez consolidada pelo Reino Unido, essa tecnologia se espalhe para outros países.

De acordo com o diretor executivo da Barclays, David Chan, o celular já virou item de extrema importância e, por isso, o banco pensou em maneiras de usa-lo para facilitar a vida. “Nossa expectativa é de que até 2016, as pessoas possam deixar as carteiras em casa e utilizar o celular como uma espécie de carteira digital”, disse Chan ao Daily Mail.

Fonte: Revista Galileu

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