terça-feira, 10 de abril de 2012

Há 36 anos em UTI mulher lança livro de memórias escrito com a boca

36 anos na UTI
Há  36 anos  Eliana Zagui vive deitada num leito de UTI do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Vítima de paralisia infantil aos dois anos, ela perdeu os movimentos do pescoço para baixo  e respira com ajuda de equipamentos.

Mesmo assim  a menina se formou no ensino médio, aprendeu inglês, italiano, fez curso de história da arte e tornou-se pintora. Tudo isso usando a boca para escrever, pintar e digitar.

Hoje, lança  seu primeiro livro: “Pulmão de Aço – uma vida no maior hospital do Brasil” (Belaletra Editora). Pulmão de aço é o nome de uma máquina, inventada na década de 1920, parecida com um forno. As pessoas com insuficiência respiratória eram colocadas dentro dela, com a cabeça de fora, Eliana chegou a ficar cinco dias lá dentro, mas não funcionou. A pólio havia paralisado completamente o diafragma e a deglutição, por  isso teve que ser conectada para sempre a um respirador artificial, só conseguindo  ficar poucas horas longe do aparelho.

No livro, ela conta que chegou a pensar  em suicídio. “Avaliava as possibilidades: arrancar a cânula da traqueia com a boca, cortar ou furar o pescoço”. E encerra com humor: “Descobrimos que até para morrer antes da hora precisamos da ajuda de alguém”. Eliana diz que, volta e meia, essas ideias ainda a visitam, mas que hoje tenta aliviar suas angústias nas sessões semanais de análise.

No final do ano passado pela primeira vez em 36 anos, passou o Natal fora do Hospital das Clínicas, na casa de amigos. Foi de maca e com respirador artificial portátil. “Foi uma experiência ótima, indescritível”, disse.

Em relação ao livro, Eliana espera que ele ajude  ”aqueles que não querem nada com a vida”. “É claro que cada um tem as suas dores. A minha desgraça não é maior que a sua nem a sua é maior que a minha. Mas é sempre bom poder aprender a tirar o que vale a pena da vida”.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails