terça-feira, 16 de agosto de 2011

OMG News: Igrejas Inclusivas: Conheça as igrejas gays que estão virando moda no Brasil

"Pastores" homossexuais
É notória a força e rapidez com que as chamadas igrejas inclusivas – que visam atender o grupo LGBTs – vêem crescendo cada vez mais no Brasil. Hoje dentre umas as mais destacadas estão a ‘Igreja para Todos’ , ‘Igreja Cristã Metropolitana’, ‘Comunidade Cidade Refúgio’ fundada por Lanna Holder , ‘Igreja Contemporânea Cristã’ por Marcos Gladstone e a ‘Comunidade Cristã Nova Esperança’ .

As igrejas que se auto-denominam como inclusivas seguem um movimento de vertente que não tratam e nem vêem a homossexualidade como doença a ser curada. Esta segmentação que existe pouco menos que uma década, foi objeto de pesquisa do antropólogo Marcelo Natividade em sua tese de doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências (IFCS/UFRJ).

Natividade afirma após a conclusão de sua pesquisa de campo que “ser gay dentro de uma igreja conservadora é uma impossibilidade, não há lugar para essa pessoa, a menos que ela venha a aderir à norma e se torne ex-homossexual, por exemplo. A diferença do movimento inclusivo para as outras igrejas é que nele o poder eclesial é concedido às pessoas LGBT, já que há uma proposta política de desconstrução da homofobia religiosa”.

Em contrapartida a este movimento vertente do meio evangélico, existem muitos cristãos e líderes que acreditam que as igrejas “inclusivas” ignoram o Evangelho que liberta e transforma o homem (I CO 6:11) e alguns ainda dizem que em sua igreja o homossexual é bem recebido, mas não é aceito como membro, porque está em pecado.

Embora hajam infinitas opiniões controversas baseadas biblicamente contra a visão das tais igrejas inclusivas, seu crescimento continua ainda em grande fluxo e um dos fatores de colaboraçãoic para que este venha acontecendo, segundo opiniões dos membros destas, é justamente o fato de que as tradicionais igrejas não aceitarem e o receberem como são.

Em 2002 veio dos EUA a primeira igreja para grupos gays inaugurada no Brasil, a ‘Igreja da Comunidade Metropolitana’ (ICM), completando 10 anos de existência no próximo ano. A ICM tem várias igrejas espalhadas no Brasil, assim como a Igreja Cristã Contemporânea:
Igrejas Comunidades Metropolitanas

Belo Horizonte – MG;
São Paulo – SP;
ICM Betel Rio de Janeiro – RJ;
Vitória – ES;
Fortaleza – CE;
Pacatuba – CE;
Maringá – PR;
Divinópolis – MG

Igreja Cristã Contemporânea

ICC Rio de Janeiro – Madureira;
ICC Rio de Janeiro - Lapa;
ICC Campo Grande;
Nova Iguaçu- RJ;
Niterói – RJ;
Duque de Caxias – RJ;
Belo Horizonte – MG.

Comunidade Cristã Nova Esperança:

CNNE São Paulo – Sede Internacionals/MA
CNNE Fortaleza/CE
CNNE Guarulhos/SP
CNNE Maceio/ AL
CNNE Nata/ RN Regional Nordeste
CNNE Osasco/ SP
CNNE Recife/PE
CNNE Rio de Janeiro/ RJ
CNNE Santo André/SP
CNNE São Luis/MA

A Igreja Comunidade Cidade de Refúgio possui apenas uma sede em São Paulo.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails