terça-feira, 27 de setembro de 2011

OMG News: Manuscritos do Mar Morto Online

Manuscrito Original
Google e o Museu de Israel Trazem Manuscritos do Mar Morto à Internet

Por Katherine Weber

O Museu de Israel e o Google têm colaborado para compartilhar os mais antigos manuscritos bíblicos com o mundo.

Os 20 Manuscritos do Mar Morto, determinados a terem 2.000 anos, foram escritos em pergaminhos e papel de papiro que os torna suscetíveis à deterioração. Eles são conhecidos por serem muito sensíveis à luz, devido à sua fragilidade como pele de cebola.

Os pergaminhos foram encontrados nas cavernas de Qumran Khirbet Nordeste do Mar Morto, supostamente às vésperas da destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 dC.

Originalmente em fragmentos, os estudiosos foram capazes de reconstruir os textos para visualização, produzindo 850 manuscritos.

Os pergaminhos têm permanecido em exibição no Museu de Israel desde 1966, as páginas e várias passagens enrolados para evitar a exposição em excesso.

O Museu de Israel já fez os pergaminhos digitais. A web site principal do museu contém um link do "Google" que leva os espectadores para a página do "pergaminho do Mar Morto digital".

Lá, descrições de cada rolagem são fornecidas, juntamente com comentários selecionados e vídeos.
Os sete primeiros pergaminhos são fornecidos online, incluindo o O Grande Pergaminho de Isaías, que é o maior manuscrito e mais antigo da Bíblia na terra.

Outros pergaminhos digitalizados incluem o Manuscrito de Guerra, Comentários ao Manuscrito de Habacuque, e o Manuscrito do Templo da Comunidade dos Manuscritos.

A fotografia de alta resolução, com recursos como ampliação, permite que os espectadores vejam os escritos mais facilmente do que poderiam no museu, que normalmente é lotado de visitantes.

Os espectadores podem também procurar por versículo e capítulo, que são destacados para tornar o texto lotado mais gerenciável.

"[O aplicativo do Google] permite que você visualize a partir de casa, assim você pode começar a compreender e apreciar as pedras de toque da cultura ocidental moderna monoteísta", disse James H. Snyder, Anne e Jerome Fisher, Diretor do Museu de Israel.

Os pergaminhos também podem ser traduzidos do hebraico para o Inglês, ou telespectadores podem enviar suas próprias traduções em diferentes línguas.

"A missão da Google é organizar a informação mundial e torná-la facilmente acessível e útil", disse o professor Yossi Matias, Chefe de Israel Centro de P&D para o Google.

"[As versões digitais] Fazem de você um leitor ativo. Você tem a chance de descobrir por que esses manuscritos se tornaram a maior descoberta arqueológica do século 20", disse Adolfo D. Roitman, a Lizbeth e George Krupp, curador dos Manuscristos do Mar Morto, Museu de Israel.

O projeto, lançado em janeiro, serve como um movimento político interessante para o Google.
Israel não foi capaz de granjear a aprovação pública muito mais com suas ações recentes, incluindo a tensa relação de Arab Spring e a Mahonoud Abbas com Barack Obama.

Isto, junto com a tentativa da Palestina para a Aprovação do Estado das Nações Unidas, tem deixado Israel cada vez mais isolado nos últimos meses.

"Os Manuscritos do Mar Morto nos dá uma nova perspectiva sobre a vida antiga, da sociedade e do pensamento. Eles promovem o diálogo inter-religioso e um entendimento entre todos os seres humanos", disse Roitman.

O Manuscritos do Mar Morto reais e tangíveis estarão em exposição na Times Square, no início de Outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails